Um dos mais destacados expoentes do agronegócio no país, o piracicabano Celso Silveira Mello Filho, de 68 anos, recebeu na noite desta sexta-feira (11) a principal condecoração dada a uma pessoa nascida na cidade. Por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), o empresário foi homenageado com o título de "Piracicabanus Praeclarus", em solenidade no salão nobre da Câmara.
Dizendo estar "com a alma de joelhos" em razão do reconhecimento conferido pelo Legislativo municipal, Celso, em sua fala de agradecimento, defendeu a "simplicidade como um dos tesouros da vida", contou ter "aprendido a grande lição da convivência, o humanismo", e alertou para os dois caminhos possíveis num mundo em constante avanço: "Ou nos renovamos com ele ou somos atropelados pelo surgimento de uma nova humanidade".
Integrante de uma das mais tradicionais famílias do ramo sucroalcooleiro, o empresário refletiu sobre as descobertas que fez Brasil afora, afirmou ser movido "pelo ardente desejo do pioneirismo" e mostrou orgulho de sua "vocação agrícola inabalável", que o colocou entre os "desbravadores" do interior do país. "Fui lançado com meus irmãos a uma corrida de obstáculos: quando chegou minha vez de receber o bastão, não me recusei de levá-lo adiante", sublinhou.
A trajetória de Celso foi destacada em vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara e exibido durante a solenidade. Amigos exaltaram o dinamismo do empresário, que trabalhou por 25 anos em Piracicaba antes de comandar projetos agropecuários nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pará.
Em Redenção (PA), aliás, está instalada a "menina dos olhos" de Celso: a Faculdade de Ensino Superior da Amazônia, criada por ele e hoje comandada por sua filha, Camila. "Sou um agricultor que também se apaixonou em ser educador", declarou, ao comentar que as sementes lançadas em 2004 deram origem a uma "lavoura educacional".
Kawai ressaltou as qualidades do homenageado, reforçadas pelos depoimentos dos amigos de Celso. "Quem não o conhece, erroneamente pode achar que você está aqui por causa do empresário que é, mas, depois desse vídeo, ficou ainda mais claro para mim a imagem que tive de você desde a primeira vez em que conversamos pessoalmente: praticamente todos falaram do 'amigo Celsinho'", disse o vereador.
"Fica clara e justa essa homenagem por conta disso: no mundo de hoje, não precisamos somente de empresários bem sucedidos, mas de seres humanos. E você é diferenciado, graças à sua simplicidade, humildade e preocupação com o próximo, que também me conquistaram", completou o autor da solenidade.
Somado ao título concedido pela Câmara, empresas e entidades, como a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a Raízen e o XV de Piracicaba, também prestaram homenagens a Celso.
Além de Kawai e do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), a solenidade contou com a presença do prefeito eleito Barjas Negri (PSDB), do prefeito de São Pedro, Hélio Zanatta (PSD), do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Mascarim, e do diretor regional da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Evandro Evangelista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário