A explosão da crise de 1929, nos Estados Unidos, trouxe à tona não só a relação de dependência de longa data entre economias de diversos países, como também revelou suas particularidades políticas, sociais e ideológicas existentes. O fato culminou na criação de órgãos de assessoria e monitoramento das economias nacionais, que buscavam soluções para os malefícios da crise.
Um desses órgãos foi a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), como detalhou a estudante de ciências sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Vanessa Moares Rossetti, de 21 anos, durante o Dia das Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada, na manhã desta quinta-feira (17), na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq).
“A proposta da minha apresentação foi a de analisar as semelhanças e diferenças entre os sistemas políticos e econômicos da América Latina. Achei que seria muito convergente entender esses sistemas em âmbito internacional e nacional no desenvolvimento das economias latino-americanas”, afirmou Vanessa, que teve como um dos mediadores o vereador Pedro Kawai (PSDB).
“A escolha do vereador Pedro Kawai como mediador é muito interessante. Faz tempo que queremos fazer um trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, pois estamos criando uma área de ciências econômicas e políticas, que se misturam. Uma coisa é fazer política outra coisa é estudar política. Então, entramos com essa vertente de pesquisas. É a primeira aproximação fazemos com a Câmara e será muito proveitosa”, salientou o professor e coordenador do evento, João Gomes Martines.
Martines também comentou que o evento é uma oportunidade de aproximar a sociedade com a comunidade acadêmica. “É um evento que realizamos pelo terceiro ano. Abrir as salas de aulas é uma iniciativa que visa auxiliar a formação dos estudantes e oferece à sociedade a oportunidade de ter contato com o conhecimento produzido na Esalq. É um evento muito informativo para a comunidade de Piracicaba e região”, ressaltou Martines.
Também pela manhã, Pedro Kawai foi mediador de mais duas apresentações, que abordaram os novos padrões de comportamento eleitoral na América Latina e o comportamento parlamentar antes da democracia.
Após quase uma hora de apresentações, Kawai comentou a relevância dos conteúdos abordados. “Os alunos estão de parabéns, gostei muito do que vi, acredito que tendo o conhecimento histórico da política conseguimos trabalhar melhor no contexto atual. Os trabalhos foram de qualidade e consistência. Com certeza levaremos as informações que adquirimos hoje para o nosso dia-a-dia de trabalho”, afirmou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário