O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na última sexta-feira (18), da apresentação dos indicadores de resíduos sólidos do município realizado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba). Os dados, apontados de forma clara e transparente, permitirão ao cidadão o monitoramento objetivo dos avanços e desafios da gestão de resíduos do município.
Segundo informou a técnica da Sedema, Celise Romanini, que expôs os itens e os índices utilizados como base de dados e cálculos, ao todo, são 26 indicadores, amplamente debatidos e compilados pela Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS Piracicaba composta por representantes de vários setores da sociedade.
Muitas fórmulas utilizadas são baseadas em informações de órgãos nacionais como o SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e a ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais). Além destes, outros dados já existentes gerados pelo município também fazem parte dos indicadores de forma que possam vir a ser historicamente comparados e factíveis de serem medidos."
Este trabalho surgiu a partir da criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS Piracicaba e contou com o apoio da prefeitura, através da Sedema. Ainda, segundo a técnica, a cada 4 anos estas diretrizes poderão ser revistas de acordo com a necessidade.
O prefeito Gabriel Ferrato enfatiza a importância da transparência deste trabalho em que qualquer cidadão piracicabano conseguirá ter acesso às informações com possibilidades de acompanhar, monitorar ou até mesmo contribuir para o avanço da gestão de resíduos.
Além do vereador Pedro Kawai, que representou o legislativo municipal, participaram da apresentação: Debora Faria Fonseca, Tiago Seydell e Mayara Fernanda Ganamim (representando a ARES PCJ), Andrea Muniz Dias e Renato Anibal Alípio (representando a empresa Piracicaba Ambiental) e o professor Paulo Mendes representando a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).
Nenhum comentário:
Postar um comentário