FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 5 de abril de 2016

Formar é aplaudido por meio século de trabalho

Há 50 anos iniciava suas atividades no município o Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, que atende a adolescentes entre 14 e 18 anos e lhes fornece acompanhamento pedagógico, psicológico, alimentação, projetos culturais e a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

Em virtude da assistência prestada em meio século de existência, a entidade, fundada como Guarda Mirim de Piracicaba, será contemplada com a moção de aplausos 77/2016, do vereador Pedro Kawai (PSDB). A homenagem foi aprovada nesta quinta-feira (31), durante a 16ª reunião ordinária.

O Instituto Formar conta com cerca de 570 aprendizes e 75 colaboradores, entre funcionários contratados, prestadores de serviço e voluntários com formação em nível técnico, superior ou especialização em áreas relacionadas ao trabalho que desenvolvem.

Kawai lembra que a criação da antiga Guarda Mirim se deu por meio da lei 1.161/1962. "Nos primeiros anos de funcionamento, a entidade divulgava a abertura de suas vagas na comunidade e no clube dos engraxates existente na época. Logo depois, selecionava os adolescentes entre 12 e 14 anos do sexo masculino, por meio de critérios como bom rendimento escolar e pesquisa socioeconômica", conta.

Além da função que desempenhavam na orientação do trânsito, os jovens participavam de aulas complementares do ensino regular e também de uma fanfarra, que deu origem, em 1970, à banda musical "João Romeu Pitolli".

Em 1977, foi criado o Departamento Feminino da Guarda Mirim, quando foram selecionadas 39 meninas. "Com a concepção do Estatuto da Criança e do Adolescente, o surgimento das novas leis de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes e a promulgação da lei federal 10.097/2000 e sua regulamentação por meio do decreto 5.598/2005, o Instituto Formar se profissionalizou e firmou sua atuação como uma entidade de aprendizagem profissional, sem perder o objetivo social que é sua razão de ser", contextualizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário