Atividade paralela ao 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu este ano 3.265 trabalhos de jovens artistas de todo o país. Destes, 212 foram selecionados para exposição no Armazém 5, no Engenho Central, e seis foram escolhidos como vencedores da edição, em cerimônia na tarde do último domingo (20). Cinco são os contemplados de Piracicaba, que receberão também a moção de aplausos 183/2015, do vereador Pedro Kawai (PSDB).
Com o objetivo de utilizar o desenho como instrumento para o conhecimento, por meio da arte e da educação, favorecendo o surgimento de novos artistas, o Salãozinho é um evento da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e a Secretaria de Estado da Educação. “O projeto coloca em prática a criatividade de estudantes de 7 a 14 anos, de escolas particulares e públicas, para a produção de desenhos que despertam o riso e o senso crítico”, comenta Kawai.
As obras são divididas em cartum, tiras em quadrinhos, charge e caricatura, com técnicas e temas livres, e cada estudante pode enviar até dois trabalhos. Neste ano, na categoria de 7 a 10 anos, o primeiro lugar foi de Leonardo Sant’Ana Amancio, de 9 anos, do Instituto Saber, o segundo lugar ficou com Bianca Caroline de Barros, de 9 anos, da Escola Estadual Comendador Mário Dedini, e o terceiro lugar foi de Vitor Vila Boas Nascimento, de 10 anos, da Escola Estadual Professor Augusto Saes.
Na categoria de 11 a 14 anos, o único vencedor que não é de Piracicaba ficou com o primeiro lugar, Pedro Fernandes Coelho, de 11 anos, de Curitiba, Paraná, da Escola Estadual Dona Branca do N. Miranda. O segundo lugar foi de Nicoli Gabrieli Fonseca Matavelli, de 14 anos, da Escola Estadual Adolfo Carvalho e em terceiro lugar ficou Caroline Candido Firmino, de 14 anos, da Escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani.
Os trabalhos selecionados para o 13º Salãozinho permanecem em exposição até o dia 4 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário