Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de Valinhos, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira (25) do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional que comemora a 19ª edição contemplando a herança e identidade cultural de 160 municípios do Estado. O evento acontece de 19 a 27 de setembro, no Parque Municipal Bruno Nardini, em Valinhos.
De acordo com o diretor do evento Toninho Macedo, nesta edição comemorativa, serão 60 espaços de culinária e 60 de artesanato. O Festival também conta com o tradicional Rancho Tropeiro, com o lúdico espaço das 'Brincadeiras de Todos os Tempos' e com a participação da centenária 'Corrida de Cavalhada'. No palco, aproximadamente 200 grupos chegam com manifestações artísticas durante os dez dias do Revelando. Quadri-Pira, grupo de dança folclórico junino da melhor idade é a representante de Piracicaba no evento, que foi acompanhada pelo parlamentar junto ao diretor social do grupo, Rogério João Constantino.
Sobre o Revelando São Paulo - Desde seu lançamento em 1997, o 'Revelando São Paulo' é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, a festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.
A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.
O evento é gratuito, das 9h às 21h. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário