A eleição dos dez novos conselheiros tutelares que, pelos próximos quatro anos, atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Piracicaba, acontece no próximo domingo (4). Para mostrar ao eleitor o que pensa cada um dos 41 candidatos, o Fórum e o Conselho Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram uma "roda de conversa", aberta ao público, no Centro Diocesano de Pastoral, na noite desta terça-feira (29).
"Achamos que seria interessante ter um espaço para que as pessoas pudessem conhecer os candidatos ao Conselho Tutelar. Como muitas vezes só sabemos o nome, sem ter maior acesso a informações, esta é uma oportunidade de os candidatos falarem da trajetória deles e da motivação que têm para assumir uma função naquilo que chamamos de 'sistema de garantia' dos direitos da criança e do adolescente", destacou a professora Telma Regina de Paula Souza, que é membro do FMDCA.
Presidente do CMDCA, Patrícia Fernanda Barbosa explicou que os dez eleitos se dividirão entre as duas unidades do Conselho Tutelar em Piracicaba. "Eles terão a responsabilidade de receber as denúncias de violações de direitos, averiguar a veracidade delas e realizar os encaminhamentos compatíveis com a lei vigente, além de fiscalizar se o Estatuto da Criança e do Adolescente está sendo respeitado e se as políticas públicas estão voltadas à garantia dos direitos dessas pessoas."
Integrante do CMDCA por seis anos, o vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou o evento no Centro Diocesano de Pastoral. "Estamos conhecendo pessoalmente a maior parte dos candidatos a conselheiros tutelares, ouvindo as propostas e perspectivas deles. É importante essa conversa, para discutir as funções que eles desempenham, sentir se estão preparados e decidir o nosso voto", comentou.
Todo eleitor pode dar seu voto para escolher os dez conselheiros tutelares que atuarão em Piracicaba pelos próximos quatro anos. A eleição acontece no domingo, das 8h às 17h, na Escola Municipal "Maria Guilhermina Fagundes", ao lado da Biblioteca Municipal, na rua Campos Sales, número 300. É indispensável ter em mãos um documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte) e o título de eleitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário