O vereador Pedro Kawai (PSDB) acompanhou, na tarde desta segunda-feira (31), a inauguração do CAOF (Centro de Artes e Ofícios) na rua Paschoal Barsotini, 580, no Jardim Oriente, entregue pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). Destinado a cursos gratuitos de artesanato, corte e costura básico, cozinha trivial, cabeleireiro, pedicure e manicure, o centro recebeu a nomeação de ‘Madre Ana de Jesus’, a partir do projeto de lei 187/2015, do vereador.
Oferecendo 790 vagas para a população piracicabana, o CAOF é desenvolvido por meio do projeto Desenvolvimento de Habilidades, do Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac). Uma vez por semana, Joana Angélica, 16, realiza o curso de cozinha trivial. A adolescente busca no curso oportunidade para especialização. “Além do aprendizado, quero me tornar chef de cozinha”, comenta Joana.
Para Pedro Kawai, o centro é importante para despertar o bem-estar da comunidade. “O bem-estar e a auto-estima começam quando as pessoas têm qualidade de vida e é isso o que encontrarão aqui”, defende o vereador, que viu na nomeação do espaço uma maneira de homenagear madre Ana de Jesus. “Por se tratar de cursos que a população não paga, não deixa de ser caridade, nada mais justo que leve o nome da irmã”, disse o presidente do Cesac, Marcelo Antonelli, que parabenizou o vereador pela iniciativa.
Com idade mínima de 14 anos para inscrição nos cursos, a secretária da Semdes, Eliete Nunes, acredita que a iniciativa irá incluir pessoas na sociedade produtiva. “É a partir dos cursos que as pessoas desenvolvem dons e habilidades”, destacou.
Também presente na inauguração, o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) disse que a obra possibilitará um meio de sobrevivência para a população no mercado de trabalho. “Apesar de estarmos passando por crise econômica no país, se a população estiver preparada profissionalmente, quando surgir uma oportunidade essas pessoas estarão na frente de outras”.
HOMENAGEADA – Irene de Medeiros, conhecida como Madre Ana de Jesus, nasceu em Niuaque (MS). Aos 22 anos, se tornou religiosa carmelita descalça no Carmelo de Santa Teresa, em São Paulo. Em 1947, foi nomeada Mestra de noviça. Sua trajetória em Piracicaba começou em 1952, quando foi destinada para assumir como priora o Carmelo de Piracicaba. Irene morreu em setembro de 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário