FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rua em loteamento no Campestre é denominada Samuel Pfromm Netto

A rua 1 do loteamento Recanto Campestre, no bairro Campestre, passou a ser denominada de Samuel Pfromm Netto, depois da aprovação do projeto de lei 175/2015, do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovado durante a 54ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba de 2015, realizada nesta quinta-feira (24). 

Samuel foi psicólogo, pedagogo e historiador. Era aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa do Ministério da Educação na gestão de Esther de Figueiredo Ferraz. Atuou como conselheiro e assessor da Presidência e foi chefe da Divisão de Ensino da Fundação Padre Anchieta em meados dos anos 70, quando foi um dos responsáveis pela criação do programa infantil Vila Sésamo, transmitido pela TV Cultura. 

Corresponsável pela criação e desenvolvimento da TV Educativa da USP, orientou teses e ministrou cursos superiores por meio da televisão, na mesma universidade. Vários programas de TV e rádio educativos realizados por Samuel Pfromm Netto foram premiados no país e no exterior. Ganhou os prêmios Japão de Televisão e Rádio Educativos na competição internacional promovida pela Nippon Hoso Kyokai (NHK) em Tóquio, recebido em cerimônia presidida pelo então príncipe Akihito. 

Ministrou cursos, conduziu seminários e realizou conferências sobre mídia educativa e tecnologia educacional no país e no exterior (USP, UFRJ, FMU, Syracuse University nos EUA e outras). Tem centenas de livros publicados sobre educação, psicologia, mídia educativa, história e literatura, e mais de 500 artigos, pesquisas e estudos publicados no país e no exterior. Alguns dos livros incluem Telas que Ensinam (Alínea, 2001), Tecnologia da Educação e Comunicação de Massa (Pioneira, 1977), Comunicação de Massa (Pioneira, 1972), e em co-autoria, como Histórias das Ciências no Brasil e São Paulo na Idade Mídia. 

Presidiu a Academia Paulista de Educação, a Academia Paulista de Psicologia e a Academia Cristã de Letras. Pertenceu a numerosas entidades culturais e cientificas do país e do exterior, como a Academia Paulista de História, a National Society of the Study of Education, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Recebeu diplomas, medalhas e honrarias, como o Colar Medalha da Marinha, Diploma e Placa da Secretaria Especial de Informática da Presidência da República e outras veneras e distinções. Jornalista veterano, Samuel fez parte do Conselho Editorial do Jornal de Piracicaba e do Conselho Técnico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário