FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pedro Kawai enaltece a Cultura Artística pelos 91 anos de fundação

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB) reverencia os 91 anos da Cultura Artística com a entrega do requerimento de congratulações 488/2016, de sua autoria, na pessoa dos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos para o biênio 2016-2018: Milton Antonio de Mori (presidente), Reinaldo Gerdes (vice-presidente), Evoneo Berti Filho (tesoureiro), José Carlos de Moura (secretário), Ednir Laerte Raymundo (diretor de patrimônio), Monica da Silva Santana e Felipe Angeli da Silva (conselho fiscal efetivo) e Evandro Donato Rinaldi (conselho fiscal suplente). A homenagem aos integrantes da entidade aconteceu na noite desta quinta-feira (2), às 19h30, nas dependências do Museu Prudente de Moraes, Auditório Escolar "Helena Rovay Benetton", na realização da 3ª Semana de Cultura Artística.

Na leitura do texto do requerimento de congratulações, o vereador Pedro Kawai destacou a importância do reconhecimento da Câmara no legado histórico da Cultura Artística, principalmente em função do momento cultural e político em que vivemos, onde se torna primordial perpetuar os bons exemplos, que agregam valores, na formação das futuras gerações.

O presidente da Cultura Artística, Milton Mori, em nome dos demais integrantes da diretoria agradeceu o reconhecimento da Câmara, por iniciativa do vereador Pedro Kawai, além de destacar a importância do incentivo e da preservação cultural de nossa região. 

No teor do requerimento de congratulações, o vereador Pedro Kawai ressaltou que a Cultura Artística de Piracicaba é a segunda mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 25 de maio de 1925. O objetivo original da entidade era o de promover recitais e eventos ligados à cultura. Com isso, Piracicaba passava a integrar o eixo de apresentações na primeira metade do século 20, constituindo o arcabouço cultural que concedeu à cidade o cognome de Atenas Paulista, numa época fervilhante e criativa.

Seu fundador foi o professor e maestro espanhol Fabiano Lozano, responsável pela disciplina de música na Escola Normal (atual Escola Estadual Sud Mennucci). Lozano iniciou um trabalho de canto coral, criando um orfeão que se apresentou nas principais cidades de São Paulo e nas capitais. Ele se inspirou no exemplo da Cultura Artística do Rio de Janeiro, a primeira sociedade do gênero.

Em 24 de março de 1900, Lázaro Lozano, irmão mais velho de Fabiano, cria a Orquestra de Piracicaba. Em 6 de junho de 1929 esta Orquestra, sob regência de Fabiano Lozano, filia-se à Cultura Artística e, com o Orfeão Piracicabano, apresenta-se no Teatro Santo Estêvão em 15 de outubro do mesmo ano. Lozano deixou a cidade em 1931, quando foi para o nordeste do país. Com isso, o comando da entidade passou a Benedito Dutra que, na metade da década de 1940, mudou-se para a capital paulista, assumindo a direção do Departamento Estadual de Música.

Várias personalidades de Piracicaba colaboraram, ao longo dos anos, para o crescimento da Cultura Artística. Entre elas Fortunato Losso Neto, diretor do Jornal de Piracicaba, Rossini Dutra, Leandro Guerrini, Maria Olívia e Nelson Ferraz Meirelles, João Chiarini, Maria Dirce de Almeida Camargo, Orlandina Pousa Sodero, Yule Barbosa Ferraz, Afrânio do Amaral Garboggini, José Maria Ferreira e Hélio de Almeida Manfrinato - todos já falecidos. Graças ao trabalho da Cultura Artística, Piracicaba recebeu apresentações de artistas renomados como os pianistas Magdalena Tagliaferro, Antonieta Rudge e Guiomar Novaes, os maestros e compositores Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, a cantora Bidu Sayão, os poetas, escritores e conferencistas Mário de Andrade, Coelho Neto, Martins Fontes, Guilherme de Almeida e muitos outros.

Funcionaram como sedes da Cultura Artística o Teatro Santo Estêvão (demolido na década de 1950), a Società Italiana e o Clube de Campo de Piracicaba. Em 2008 surgiu a Revista de Cultura Artística, com a finalidade de criar espaços de discussão de ideias e novas possibilidades e caminhos na área da cultura. Em 2010, quando completou 85 anos, promoveu-se a Semana de Cultura Artística, entre 25 e 29 de maio, com espetáculos de dança, música e artes cênicas no Teatro Municipal Dr. Losso Neto. No ano seguinte, a segunda edição da Semana foi realizada na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Para o ano de 2016, ocasião em que celebra os 91 anos, a Cultura Artística intensifica suas ações na cidade, com a constituição de sua nova diretoria, presidida por Milton de Mori. Entre as ações destaca-se a retomada da Semana de Cultura Artística, programada para o período de 30 de maio a 3 de junho. A Cultura Artística também está entre as incentivadoras da Orquestra Sinfônica de Piracicaba que, desde o ano de 2015, passa por completo processo de reestruturação, sob a liderança do maestro Jamil Maluf. A história da Cultura Artística de Piracicaba caminha junto com a própria história da cidade, num conjunto notável de circunstâncias, dignas de serem lembradas, inclusive nas escolas e nos institutos educacionais, a fim de que as novas gerações conheçam devidamente algo que não pode perder-se.

Serviço

A 3ª Semana de Cultura Artística segue até 3 de junho no Museu Prudente de Moraes: na terça-feira, 31, às 20h, se apresentou o Coro Allegro Vocale, sob regência de Lucas Lopes. Na quinta, 2, às 19h30, membros do Centro Literário de Piracicaba (Clip) apresentam textos em painéis ou declamados. Na sexta-feira, 3, às 20h, o artista plástico Eduardo Borges de Araújo revisita a obra do pintor, desenhista e ilustrador Angelino Stella.

Na quarta-feira, 1º de junho, às 15h, a professora e historiadora Marly Therezinha Germano Perecin conduziu o público à Escola Estadual Sud Mennucci, numa visita orientada a uma das mais antigas unidades da rede estadual de ensino, fundada em 1897 como Escola Complementar de Piracicaba, e depois denominada de Escola Normal. O prédio atual, na rua São João, 1.121, no Bairro Alto, foi inaugurado em 1917 e, desde então, funciona como escola estadual.

Presidente da Cultura Artística, Milton Antonio de Mori explica que a programação celebra os 91 anos da entidade, completados no dia 25, e marca o retorno da Cultura Artística à cena cultural da cidade. “Pretendemos colocar a Cultura Artística no lugar de destaque, apoiando as mais distintas manifestações culturais. Piracicaba sempre foi conhecida como um celeiro cultural e o nosso trabalho é pela manutenção e o resgate dessa história”, disse.

HISTÓRIA – A Cultura Artística é a segunda mais antiga do Brasil. A entidade renovou o título de utilidade pública no CoMCult (Conselho Municipal de Política Cultural) e garantiu recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. As atividades têm o apoio da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Manifesta Cerimonial, New Life Piracicaba Apart Hotel, Apap (Associação dos Artistas Plásticos de Piracicaba) e Associação dos ex-professores, ex-alunos e amigos da Escola Estadual Sud Mennucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário