O vereador Pedro Kawai (PSDB) integrou o rol de autoridades, representantes de entidades e personalidades, que na noite desta quarta-feira (29), às 20h00 participaram do lançamento do projeto de trabalho socioambiental - Programa Piracicaba Rede 100%, que coloca a cidade num seleto grupo de municípios que totalizam o abastecimento de água e tratamento de esgoto, além de desencadear outras ações de preservação ambiental.
O evento foi realizado no salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - ACIPI, rua do Rosário, centro. Na oportunidade foi apresentado um documentário sobre as metas que o município estabeleceu para atingir a universalização do tratamento de esgoto, bem como foi apresentado o teor de projetos sociais e educativos, a serem realizados até o ano de 2017, junto à comunidade, em 22 bairros da região periférica.
Após o evento os participantes prestigiaram a exposição do fotógrafo Paulo Munhoz, no registro de 28 imagens que traz a força do indivíduo dentro da construção de algo maior, como uma grande obra ou algo ainda mais complexo, a exemplo da busca de um ideal, onde se celebra o sentimento de orgulho e a responsabilidade de cada pessoa, que fez parte de um conjunto de ações que proporcionaram a melhoria da qualidade de vida e a preservação de um dos símbolos mais importantes da cidade, o rio Piracicaba. As fotos retratam as diversas etapas da construção das estações de esgoto em Piracicaba.
A líder comunitária do Bosque Água Branca, Helena da Silva abriu o ciclo de discursos na solenidade para parabenizar as autoridades e representantes de entidades no estabelecimento de parcerias que possibilitaram com que a população, além de ser beneficiada com o tratamento de esgoto também pode se envolver em diferentes projetos sociais.
Patrícia Mendonça de Menezes, do Instituto Equipav falou da união exemplar que o município de Piracicaba concede em prol da qualidade de vida. Já o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Cruz discorreu sobre a importância da dimensão da parceira estabelecida em Piracicaba, que possibilitou investimento superior a 206 milhões de reais para fins de tratamento de esgoto.
O diretor-presidente da empresa Águas do Mirante, Jorge Carlos Amin falou do momento especial que a sociedade piracicabana vivencia, além de enfatizar os diversos projetos que despertam a conscientização ambiental.
O vereador Pedro Kawai destacou a importância do município ter estabelecido parceria que contou com o aval da Câmara, nas diversas iniciativas do poder público. "Sem parceria jamais teríamos estes benefícios", disse o parlamentar, lembrando que devemos pensar no crescimento da cidade, em projetos que contemplam demandas culturais, educacionais e sociais.
Pedro Kawai também citou o esforço de outros parlamentares, a exemplo de José Aparecido Longatto (PSDB) na luta pela preservação do Rio Corumbataí, bem como elencou as referências da cidade, com o Rio Piracicaba, o XV de Novembro e, agora a condição do município ser um dos expoentes na preservação ambiental.
O presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto - Semae, Wlamir Schiavuzzo, em nome do prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB), falou da satisfação em se chegar a um momento tão especial na história de Piracicaba para mostrar que ficaram para traz as incertezas, os temores e, agora poder conferir que as decisões políticas e administrativas foram as mais corretas possíveis, quanto ao estabelecimento de parceria para consolidar a universalidade ambiental de Piracicaba.
Schiavuzzo também destacou o papel primordial da Câmara, na aprovação dos projetos que deram sustentação ao município em firmar as parcerias visando cumprir acordos junto à Promotoria Pública para o tratamento de 100% do esgoto. E, finalizou suas considerações ratificando a condição de Piracicaba seguramente estar entre as principais cidades brasileiras quanto ao tratamento de esgoto.
A gestora de projetos socioambientais da empresa Águas do Mirante, Maria Aparecida Draheim fechou o ciclo de discursos com a apresentação de metas que dão sustentação ao Programa Piracicaba Rede 100%, em ações que envolvem a comunidade, inicialmente de 22 bairros da região periférica, em projetos de sustentação ambiental, mobilização e organização comunitária, geração de trabalho e renda, educação ambiental e sanitária, além de outras iniciativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário