Foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (16) a moção de aplausos 69/2015 em homenagem ao Quarteto de Cordas Opus4 pelos cinco anos de atividades. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB) e será entregue aos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Souza (violino), Alexandre Bragion (viola) e Paulo Bandel (cello). O grupo nasceu em 2010, quando realizou apresentação na Virada Cultural Paulista, no Parque da Rua do Porto.
A proposta do Opus4 é o estudo da música de câmara desenvolvida para quarteto de cordas e estabelece como “missão” a difusão gratuita do repertório a todo público em todos palcos, em especial aqueles com mais difícil acesso e mais necessitados. Em cinco anos de atividade em Piracicaba, o Opus4 promove apresentações que fundem “prazer sensorial e práticas educativas”.
O Opus4 não se limita a frequentar apenas a solenes salas de concerto. “No trabalho de difusão da música de câmara, o quarteto apresenta-se em grande número de parques públicos, hospitais, clínicas de reabilitação, igrejas e outros locais nos quais o acesso à música de câmara é muito difícil ou mesmo inexistente”, observa o vereador Pedro Kawai, no texto da homenagem.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Opus4, está a uma série de ensaios abertos semanais, aos sábados pela manhã, no anfiteatro da Biblioteca Municipal durante o ano de 2011. Abertos à população, esses ensaios eram especialmente voltados às pessoas que frequentavam a Biblioteca. Nestas ocasiões, o visitante podia ouvir música de câmara e ver de perto como se ensaia um quarteto de cordas, podendo ainda entrar em contato com os instrumentos e fazer perguntas aos músicos.
O Opus4 realizou também concertos beneficentes voltados a arrecadar fundos para algumas das mais atuantes entidades de Piracicaba, como o CVV, produzido em parceria com o Lions e o Rotary Club, e a Escola de Mães, em parceria com o Lions e Sindicato dos Municipais de Piracicaba.
De acordo com o texto da homenagem, o vereador Pedro Kawai lembra que o Opus4 não tem finalidade lucrativa, já que a preocupação é contribuir socialmente com a difusão da música de câmara de qualidade e com a formação de público capaz de usufruir da fruição do caráter estético deste tipo de repertório. Para que os projetos do Opus4 possam continuar a existir, o quarteto depende de parcerias com grupos, empresas e entidades privadas ou instituições públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário