FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Palestra detalha os direitos de pacientes ostomizados



Resultado de parceria entre a Associação Piracicabana de Ostomizados (APO) e o Centro do Câncer (Cecan) da Santa de Piracicaba aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) a palestra Urostomia e Colostomia, proferida pela enfermeira Flávia Bortolazzi da Costa. Na oportunidade, a especialista detalhou alguns direitos dos pacientes ostomizados. O evento teve a participação do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor de três projetos de lei voltados a atender esta população. 

Reconhecidos como pessoas com deficiência (lei 5.296/2004), os pacientes ostomizados ainda sofrem dificuldades de verem os direitos atendidos por conta da falta de informação. “É obrigatório o paciente receber o material para fazer a troca das bolsas pelo hospital, quando sai do pós-operatório”, disse Flávia Costa, ao elencar um dos problemas enfrentados pelos pacientes. 

A ostomia é abertura abdominal para eliminação de fezes ou urina, realizada através de procedimento cirúrgico. Na apresentação na Santa Casa, a enfermeira estomaterapeuta detalhou cuidados especiais que os ostomizados precisam ter na colocação e retirada das bolsas, além de apresentar detalhes sobre higienização e quais são os problemas que os pacientes podem sofrer. 

O presidente da APO, Ademir Barbosa, lembrou que o trabalho da entidade é no sentido de desmistificar alguns aspectos sobre a ostomia. “É importante que o paciente tenha essa segurança de que é possível viver de maneira normal, mesmo estando com a bolsa instalada no corpo”, disse.

Considerado “padrinho” da APO, o vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou que o poder público precisa ficar atento nas necessidades dos pacientes ostomizados, “dando a eles as condições necessárias para ter uma vida normal, com higiene e que possam também evitar eventuais constrangimentos”, disse o vereador.

SERVIÇO - A Associação Piracicabana de Ostomizados (APO) fica localizada na rua Gomes Carneiro, 1629, próximo à Santa Casa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3422-4751.

Nenhum comentário:

Postar um comentário