O Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad) realizou na tarde desta segunda-feira (13) uma reunião, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para conhecer as diretrizes e desafios da política nacional em torno do assunto. Os membros do organismo, além de representantes de diversos setores da Prefeitura Municipal, participaram de palestra ministrada pelo psicólogo Rodrigo Presotto, especialista em Saúde Mental e Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp.
Presidente da Comissão Educação e 1º-secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou do evento, onde representou o presidente do Legislativo piracicabano, vereador Matheus Erler (PSC). “É muito importante o poder público estar nestes momentos, onde são tratadas as políticas e as diretrizes de tamanha relevância a toda a sociedade”, disse Pedro Kawai.
Na palestra, Presotto destacou que a primeira preocupação de quem atua no setor é ter a rede pública de atendimento definida de acordo com os ditames do Ministério da Saúde, responsável por definir as diretrizes de atuação na prevenção e recuperação de usuários de álcool e outras drogas em risco social. “O ponto inicial é saber o que a cidade tem oferecido para acolher esta pessoa, de maneira que possibilite superar o problema da adicção, mas também busque reinserção social”, avalia Presotto, que atua no SUS em Campinas.
O especialista também destacou que é papel do poder público em atuar na desconstrução de mitos e preconceitos em torno do usuário de álcool e outras drogas. “O sucesso deste trabalho se dá a medida em que a pessoa a receber tratamento seja incluída na sociedade e seja vista como alguém que possa ser acolhida de maneira a enfrentar o problema”, disse ele, que lembrou, ainda, que o assunto demanda um olhar multissetorial da atuação do poder público. “É preciso observar tudo o que o poder publico oferece em prol da saúde do cidadão, no envolvimento dele em atividades saudáveis”, define Presotto.
O coordenador do Comad, Fidelis Ranali Neto, destacou que a reunião é a primeira ação do conselho no sentido de reorganizar o trabalho de combate ao álcool e outras drogas em Piracicaba. “Estamos realizando diversas ações para reunirmos o maior número de interessados no assunto e que, a partir disso, possa apresentar melhores diretrizes para a atuação do governo municipal neste assunto”, disse Ranali Neto.
A palestra contou com a participação do secretário municipal Sérgio Furtuoso (Trabalho e Renda), representante do vereador Gilmar Rotta (PMDB), responsável pela organização de eventos voltados à prevenção do uso de álcool e outras drogas na Câmara de Vereadores de Piracicaba, além de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), da Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac), e de assistentes sociais com atuação no cuidado de população de crianças e adolescente em risco social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário