A reivindicação de moradores e comerciantes da Paulista, nas proximidades da praça Takaki, é por uma base de policiamento fixa, para ampliar as ações de segurança na região. E foi justamente esta demanda apresentada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) ao tenente-coronel Marcos Antônio Félix. Eles se reuniram na tarde desta segunda-feira, 27, na sede do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar de Interior), no bairro Algodoal.
“A comunidade sempre cobrou uma base, com efetivo atuando nos corredores comerciais e prestando suporte às residências”, argumentou o vereador ao comandante do 10º BPMI. Kawai disse que há uma área que serviria para abrigar a base e poderia ser utilizada também por agentes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal. O local fica na própria praça, em frente a uma padaria.
Félix, que assumiu o comando no início deste ano, informou que a sua filosofia de trabalho é a de aproximar a corporação da comunidade. Segundo o tenente-coronel, a instalação de base fixa é vista com cautela, já que a Polícia Militar atende mais 10 cidades além de Piracicaba. “Se eu assumo o compromisso em instalar uma base, preciso de uma estrutura para funcionamento diário nas 24 horas”, informou.
De acordo com Félix, a PM tem apostado nas bases móveis de policiamento, modelo mais flexível de estrutura entre seis e nove funcionários, atuantes em áreas determinadas durante as 24 horas. Uma base fixa, disse, requer 15 profissionais, pelo menos. “O modelo de base de apoio não existe hoje na Polícia Militar. Uma base precisa do policial constantemente para apoio à população”, disse.
Entre as necessidades do 10º BPMI está uma sede para abrigar alguma das companhias sob sua responsabilidade. Félix citou como exemplo a 1ª Companhia da PM, na avenida Dr. Paulo de Moraes, e a 5ª Cia, na avenida Presidente Kennedy, ambas em imóveis alugados e com um estrutura compacta – e adaptada – para estacionamento das viaturas e disposição do efetivo. Os dois prédios são alugados e o ideal seria a construção pela própria Polícia, a partir de doação de terreno do município ao Governo do Estado de São Paulo.
Kawai se colocou à disposição do tenente-coronel, como interlocutor junto ao Executivo, para a busca de um novo terreno ou imóvel para as atuais demandas da Polícia Militar em Piracicaba. Também foi cogitada por Félix a locação de algum imóvel, desde que adequado ao orçamento da PM, e o parlamentar citou vários prédios disponíveis na cidade, e se disse disponível para refinar a pesquisa sobre os casos que mais se adequam às necessidades na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário