O êxito alcançado na inserção de pessoas no mercado de trabalho levou o "Time do Emprego" em Piracicaba a ser reconhecido pelo governo paulista e, agora, pela Câmara. Em 2014, 6 em cada 10 interessados que passaram pelo curso oferecido pelo programa foram contratados por empresas da cidade.
O índice de 60% de sucesso fez Piracicaba deter a segunda melhor marca entre os municípios com mais de 59 mil habitantes que contam com o "Time do Emprego". Na cidade, o programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.
O feito conquistado por Piracicaba no ano passado levou à aprovação, pela Câmara, da moção de aplausos 44/2015, proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). A homenagem foi entregue pelo autor na manhã desta quinta-feira (23), na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), que cede uma de suas salas para a realização do curso. Receberam a moção o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, a responsável do "Time do Emprego" na cidade, Kaline Ferrarezi, e orientadoras.
O curso é composto de 12 encontros, de três horas cada um, para grupos de até 30 pessoas. Dez temas são abordados nas aulas. Os alunos são estimulados a reconhecer suas habilidades, a estabelecer metas de trabalho e de vida, a preparar o próprio currículo, a preencher formulários e a participar de entrevistas de emprego, por exemplo.
Kawai exaltou o "resultado expressivo" alcançado por Piracicaba. "Essa moção é um reconhecimento do resultado obtido pelo "Time do Emprego", o qual mostra o quanto a secretaria e sua equipe são comprometidas com esse programa. Sabemos a eficácia dele junto à população, num momento tão dífícil como o que estamos vivendo hoje", afirmou.
O vereador salientou que a homenagem enaltece "não só a equipe envolvida no programa, mas também todos os que participam dele". "Isso é graças à dedicação de vocês, que estão buscando alternativas, procurando o caminho correto, e a esse time, que está se entregando de corpo e alma", acrescentou, ao lembrar que a mudança da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para a nova sede, no antigo prédio do Senac no Centro, deve fazer com que os atendimentos prestados "aumentem ainda mais".
O titular da pasta, Sérgio Fortuoso, também fez questão de estender o reconhecimento da Câmara aos participantes do curso. "É um programa que tem promovido transformações: 50% do sucesso vem do material, da metodologia canadense que é usada, do ambiente e dos funcionários dedicados e 50% é graças ao empenho de cada um que fez parte desse indicador."
A segunda colocação obtida pelo "Time do Emprego" de Piracicaba entre as cidades que mais empregam quem se inscreve no programa foi exaltada por Fortuoso, que a atribuiu ao trabalho desenvolvido de forma coletiva. "Essa é uma prova de que estamos no caminho certo e de que temos de aperfeiçoar para poder pegar o primeiro lugar", afirmou.
"Se conseguimos colocar 60%, é porque a cidade está atuante e há um envolvimento da Comissão Municipal de Emprego, das entidades patronais e sindicais e dos governos estadual e federal. E a Câmara tem um papel fundamental: se podemos fazer bastante coisa, é porque os vereadores aprovam nossas contas e fiscalizam nossas ações", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário