FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Comerciantes se reúnem para avaliar situação na região da Paulista

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na noite desta quinta-feira (04/07), de reunião com comerciantes da Paulista e Jaraguá, na sede do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba, às 19h30 onde falaram sobre os moradores em situação de rua que ficam pela região, a implantação da zona azul no bairro e a falta de segurança.

Estiveram presentes na reunião a assistente social da SEMDES, Lúcia Cristina Maciel; Lester Abdalla, representando a SEMUTTRAN e o delegado do 7º Distrito Policial, Windor Claro Gomes.

Os comerciantes reclamaram do grande número de pessoas que ficam perambulando pelo local, entre eles usuários de drogas, e dormem nas imediações da Praça Takaki, e que muitos chegam a ameaçar funcionários e clientes, causando problemas aos comerciantes.

A assistente social explicou que a SEMDES possuiu uma equipe de seis educadores de rua, que fazem abordagens com estas pessoas, diariamente das 7 às 22 horas. Eles fazem ronda pela cidade e atendem as denuncias.

Ela explicou que faz a abordagem, porém não pode obrigá-los a irem para casa de acolhimento e nem aos que aceitam ficar, que muitos têm problemas mentais e que o problema maior no momento está sendo os usuários de drogas, que ficam junto com os moradores de rua.

“Muitos moradores não aceitam nossa ajuda e preferem ficar nas ruas, pelo vinculo que acabam adquirindo ao longo do tempo. Quando aceitam ajuda procuramos reintegrá-los à vida familiar e à sociedade. Os que são de outras cidades e querem voltar para suas casas damos a passagem. Mas só podemos ajudar os que aceitam”, comentou a assistente social.

O segundo assunto abordado foi a implantação da zona azul na Paulista, que tem gerado muitas reclamações por parte dos comerciantes e moradores que não possuem garagens para deixar seus veículos.

Os comerciantes reclamam que estão com problemas de carga de descarga, pois os caminhões estão sendo obrigados a pagar a zona azul para não serem multados e perdendo clientes. A proprietária de um papelaria e xerox comentou que os clientes reclamam de terem que pagar R$ 1,00 para poderem tirar uma única cópia de xerox.

O representante da SEMUTTRAN, Lester Abdalla explicou como funciona o sistema de cobrança da zona azul. O último assunto abordado foi a segurança no bairro, sendo que o delegado Windor Claro Gomes disse que o maior problema hoje é o distanciamento da comunidade e as forças policiais.

O vereador disse que marcará uma nova reunião para discutir o assunto com presença das policias Civil e Militar - ausentes devido às manifestações que ocorreram na noite de ontem.

Para o vereador Pedro Kawai a reunião foi proveitosa mesmo com a ausência da PM e Guarda Civil, que os representantes da SEMDES E SEMUTTRAN conseguiram sanar todas as dúvidas dos comerciantes, que irá tentar reativar o CONSEG, estreitando assim os laços entre as forças policiais e a comunidade.

Kawai comentou que as reuniões com a comunidade e comerciantes da Paulista e Jaraguá serão realizadas mensalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário