FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pedro Kawai se reúne com pacientes ostomizados


O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu na tarde desta segunda-feira (29), pacientes acolhidos pelo Programa de Atendimento aos pacientes Ostomizados e Incontinentes. O objetivo da reunião foi pedir auxilio do vereador para a criação da Associação Piracicabana de Ostomizados e também propôr projetos de lei que auxiliem os pacientes.

Segundo Ademir Barbosa, paciente do Programa, a finalidade da associação é representar os ostomizados de Piracicaba e promover a assistência e defesa de todos os seus filiados além, de promover encontros e palestras aos associados e exigir do serviço público de qualidade.

Focado nisso, durante a reunião, o vereador Pedro Kawai apresentou três projetos de lei protocolados na Câmara de Vereadores. O primeiro dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento para pessoas ostomizadas e dá outras providências. Segundo o vereador todo estacionamento existente no Município, público ou privado, deverá destinar 2% (dois por cento) do total de vagas existentes, às pessoas ostomizadas, conforme o artigo 7º da Lei Federal nº. 10.098/00, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O segundo projeto, atendendo ao pedido de pacientes, que garante às pessoas ostomizadas o fornecimento de documento de identificação. Para o vereador o projeto evitará que as pessoas ostomizadas se sujeitem a situações vexatórias, necessitando diversas vezes exibir a bolsa de ostomia para atendentes de estabelecimentos comerciais no momento da utilização de fila de atendimento preferencial e vagas de estacionamento reservado para deficientes físicos.

Já o terceiro projeto, protocolado essa semana, altera e acrescenta à Lei nº. 3.860/94, o atendimento preferencial de ostomizados em estabelecimentos comerciais, de serviços similares, e dá outras providências.
Para Kawai esse é mais um projeto que visa garantir o direito dos ostomizados no atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, e aquele que, embora não enquadrados nessas categorias de uso, desenvolvam atividades que impliquem atendimento ao público. “O Decreto 5.296/04 é muito claro quando fala que a pessoa ostomizada é considerada pessoa portadora de deficiência física. Por isso, temos que fazer cumprir seus direitos”, completou vereador.

Durante a reunião também foram discutidos projetos para adaptação dos banheiros públicos e privados, cursos de ostomia para profissionais de saúde e também projetos de lei sobre a obrigatoriedade dos planos particulares fornecerem bolsa de ostomia para pacientes além, da obrigatoriedade de uso do cinto de segurança, que será analisado pela assessoria do gabinete. Todas as solicitações foram ouvidas pelo parlamentar e serão protocoladas para apreciação e aprovação dos vereadores.

Ainda durante a reunião, foram escolhidas as pessoas que devem compor a primeira diretoria. A votação ocorrerá na sede do Programa de Atendimento aos pacientes Ostomizados e Incontinentes, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 1º de agosto, às 14 horas, formalizando assim a criação da associação. Participaram do encontro mais de 30 pacientes e familiares e também a enfermeira responsável do Programa, Adriana Abreu e a técnica de enfermagem Elvira Catarina Pelegrinote.

Fotos: Emerson Pigosso - MTb 36.356

Nenhum comentário:

Postar um comentário