FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vereadores reconhecem atuação de precursores do karatê-do na cidade

Profissionais precursores do karatê-do na cidade foram homenageados nesta quinta-feira, 30, na 61ª reunião ordinária. Eles receberam a moção de aplausos 169/2014, dos vereadores Pedro Kawai e Pedro Cruz, ambos do PSDB.

Os parlamentares enalteceram a atuação de Otávio José Spigolon (Sport Way), Miguel Carmo de Carvalho (Carvalho Sports – hoje Academia Áquila), Vlamir Marques Silva (CAT-Clube), Antonio Mantelatto (Cristovão Colombo) e Julio Takashi Kawaguchi (Shinshukan). Cópias do texto da moção serão entregues ao prefeito Gabriel Ferrato e a João Francisco Rodrigues de Godoy, secretário de Esportes.

Chamada de “arte da mão vazia”, o karatê é uma arte originária no Japão no início do século 17 e chegou ao Brasil em 1908. O primeiro professor em Piracicaba foi Norio Haritani, que fundou a Associação Piracicabana de Karatê, estilo Shotokan.

“Atualmente existem milhares de praticantes desta arte no país, sendo que em nosso município é possível verificar a existência de dezenas de Dojos (academias), ensinando aos interessados a importância da disciplina e determinação não aplicadas somente ao esporte, mas também no dia a dia de nossas vidas”, diz o texto da propositura. 

Segundo Kawai, os nomes homenageados são os mais antigos praticantes de karatê ainda em atividade de Piracicaba. "É com grande alegria que esta Casa de Leis reconhece o karatê e as artes marciais para a formação do cidadão. Especialmente o karatê, que nos ensina o respeito ao próximo. Nosso muito obrigado, em nome de Piracicaba", destacou o parlamentar.

Já Pedro Cruz destacou a importância de Piracicaba, ao revelar talentos na música, no basquete e na natação para todo o país. "Esse time de peso tem revelado muitos atletas a nível municipal, estadual, nacional e internacional, que representam com orgulho o nosso povo piracicabano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário