A Associação dos Ostomizados de Piracicaba, em parceria com o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), promoverá no dia 1º de julho, às 8h, no salão nobre da Câmara de Vereadores, uma capacitação direcionada, no primeiro momento, aos alunos dos cursos de enfermagem de algumas escolas técnicas da cidade, como Etec e Senac.
De acordo com o parlamentar, que recebeu nesta manhã (23) o presidente da Associação, o curso servirá para capacitar os futuros profissionais da saúde, “pois muitos enfermeiros encontram dificuldades em trocar a bolsa de um ostomizado. Além disso, o objetivo é tornar menos doloroso o dia a dia de uma pessoa ostomizada”, explicou Kawai.
O presidente da Associação dos Ostomizados, Ademir Barbosa, afirmou que, somente em Piracicaba, são 250 pessoas ostomizadas. “Nós atendemos a região, também, que conta com 742 ostomizados e 435 com problemas de incontinência”. Barbosa comentou que há uma grande dificuldade na hora de os enfermeiros fazer a troca da bolsa. “Muitos não sabem os procedimentos, é por causa disso que vamos oferecer essa capacitação começando, primeiramente, pelos alunos que serão enfermeiros após se formarem”.
Barbosa adiantou à reportagem que, em breve, os profissionais que atendem nas unidades básicas de saúde também passarão por requalificação. “O Dr. Pedro Melo (secretário municipal de Saúde) já me garantiu que pretende capacitar os profissionais das UBS, pois ainda não temos a data de quando isso acontecerá, mas, é um grande avanço”, concluiu o presidente da Associação dos Ostomizados.
PALESTRAS- A programação contará com a apresentação da enfermeira Marady Cristina Pereira, que falará sobre “Demarcação de Ostomia e Urostomia”; na sequência, Jéssica Miranda, da Convatec, abordará o tema sobre “Colostomia”. E por último, a enfermeira da Coloplast, Alessandra Cristina da Silva falará sobre a “Incontinência”.
O evento é aberto a todos os interessados sobre o assunto. As inscrições poderão ser feitas minutos antes do início do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário