O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou da reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) Piracicaba, da região do bairro Paulista, inclusa na 7.ª área do Distrito da Polícia Militar, da 1.ª Companhia, na noite desta quarta-feira, 10, ocorrida na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, segundo andar, às 19h30, onde compareceram comerciantes, representantes de entidades e integrantes da Polícia Militar, a exemplo do sargento Freitas e o representante da Guarda Civil Municipal, o subcomandante Benedito Moraes. Além de integrantes da diretoria do Conseg. A próxima reunião da entidade acontece no dia 28 de julho, no mesmo horário e nas próprias dependências da Câmara.
Por cerca de três horas, os participantes da reunião discorreram sobre os diversos problemas sociais que refletem no agravamento do quadro de segurança na cidade, que envolve a população em geral, especialmente no comércio, tanto de regiões periféricas como na área central.
Nas demandas afetas à região da Paulista, os diversos comerciantes presentes à reunião pontuaram as principais reclamações que envolvem a presença de pessoas desocupadas, drogados, aumento do número de assaltos e roubos, depredações de fachadas de lojas e outras situações que causam sensação de insegurança.
O sargento Freitas, após ouvir os apontamentos, informou que levará as sugestões colhidas na reunião aos seus superiores, bem como anunciou intensificar a ação policial na região da Paulista e, discorreu sobre o papel da Polícia Militar perante a ineficiência dos demais setores sociais, tanto de órgãos governamentais quanto da iniciativa privada, por intermédio de Ongs, que não dão o devido suporte para que se enfrente de fato os problemas que afetam a população.
Para o militar, há distorções no sentido dos direitos humanos, sendo que a PM é um órgão fiscalizador, o que acaba dificultando sua atuação em função de outros setores não darem o aporte necessário para encaminhar as questões sociais.
Já o subcomandante Moraes falou da importância de haver mudança estrutural na sociedade para a questão da segurança, para sair da condição de ficarmos no serviço eterno de "enxugar gelo" frente às demandas sociais que temos, onde a própria sociedade realimenta a degradação social no ato de dar esmola e, outras situações que não contribuem para inibir a pessoa continuar nas ruas.
O vereador Pedro Kawai reiterou os encaminhamentos para a próxima reunião, onde setores da Prefeitura, como as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, além da secretaria de Trabalho e Renda devem ser acionadas para participar do encontro. Além do Judiciário, com a representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades e organizações diretamente ligadas aos problemas de ordem social, visando intensificar ações mais efetivas em prol de reforço na segurança pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário