O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia entregou ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), na tarde desta quinta-feira (11), o “Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação – Piracicaba 2015/2025”. A Câmara de Piracicaba, que participou efetivamente da elaboração do plano, teve como representante no evento que aconteceu no gabinete do chefe do Executivo, o 1º secretário da mesa diretora, Pedro Kawai (PSDB).
Criado em 2000, o Conselho tem como objetivo principal assessorar, sugerir, elaborar e propor ao governo municipal as diretrizes da política municipal no campo da ciência, tecnologia e inovação. “Piracicaba vive um momento de desenvolvimento muito grande, precisamos ir além em relação à ciência e tecnologia por conta da rapidez da globalização”, comentou o vice- presidente do Conselho, Carlos Roberto Rodrigues.
Sem a presença do presidente do Conselho, Lauro Pinotti, o vice- presidente, comandou a apresentação do plano que está sendo elaborado desde 2014. A metodologia consistiu em encontrar vocações de Piracicaba que ficaram selecionas em: bio/ sucro energético, logística, turismo e cultura, saúde, capital humano, metal mecânico e automobilístico.
Comandando 22 cidades no Aglomerado Urbano, Piracicaba está na rota do desenvolvimento econômico. Para Rodrigues, a finalidade do plano é trazer para a cidade empresas de bases inovadoras. “Chamamos de ‘startups’ empresas formadas por pequenos grupos de pessoas que buscam criar produtos de serviços inovadores e de base tecnológica, novas idéias, novos negócios, é isso que queremos estimular”, destacou.
No final da apresentação, o Conselho entregou uma carta de intenções para o prefeito com possíveis mudanças, uma delas é caracterizar a Semdec (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) como força indutora das ações locais e, acrescentar em sua nomeação, as palavras ciência e inovação. Para Gabriel Ferrato (PSDB), o plano é importante, mas só é possível avançar se mantiver participação de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário