A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Motoitiro Kawai (PSDB), por força do requerimento 271/2015 realizou na noite desta sexta-feira, 26, às 19h45, reunião solene que marca o Dia Municipal da Comunidade Japonesa, criado pelo decreto legislativo 06/1999, de autoria da vereadora Márcia Pacheco (PSDB), que instituiu a honraria na Câmara. Quatro pessoas foram homenageadas: Masazo Saito, Nelson Miyata, Norio Ikari e Yukiko Mayeda.
A solenidade foi realizada nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges" e, contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, canal digital 60.4 UHF, além da internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br
O evento teve a participação de autoridades, representantes de entidades civis e governamentais, além de amigos, convidados e familiares dos homenageados.
Na formação da mesa de honra, o vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da solenidade, que conduziu os trabalhos da noite; o presidente do Clube Nipo Brasileiro, Pedro Isamu Mizutani; o presidente do Clube Chácara Sol Nascente, Denis Saito; o gerente regional do Ciesp, Homero Scarso; o diretor do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conepir), Adilson de Abreu, que na oportunidade fez a leitura bíblica e o pai do vereador Pedro Kawai, Naoki, presidente de honra do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba.
Os vereadores: Ronaldo Moschini (PPS), Paulo Camolesi (PV), André Bandeira (PSDB), Chico Almeida (PT) e, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC), justificaram ausência. A vereadora Márcia Pacheco também participou da solenidade.
Para abrilhantar o início do evento, Raquel Kobayashi, Nilmara Chiareli, Julia Shirasawa e Helena Mizuhira fizeram a demonstração de uma dança típica, com a música "Poema da Amizade". A apresentação foi antecedida pela saudação da professora Emília Nanno, na leitura do poema, em língua japonesa. Já o mestre de cerimônia, Luciano Júnior fez a leitura do poema, na língua portuguesa.
O diretor do Conepir, Adilson de Abreu iniciou o ciclo de discursos da noite lembrando da convivência que teve, por 10 anos de sua vida, com a cultura japonesa, o que representa um motivo de muito orgulho. E, nominou os quatro contemplados da noite, no que parabenizou a autora da solenidade, a vereadora Márcia Pacheco e o vereador Pedro Kawai pelas homenagens.
O presidente do Clube Nipo Brasileiro, Pedro Mizutani saudou a formação da mesa de honra e, destacou o processo de escolha das pessoas homenageadas, de cidadãos que sempre se dedicaram em prol da cultura japonesa. E, falou da humildade e do trabalho, que caracteriza a comunidade japonesa.
O autor da solenidade, Pedro Kawai destacou a importância de se reverenciar a comunidade japonesa, nos mais de 50 anos em Piracicaba, devido ao trabalho social que este povo realiza em prol da humanidade, estando presente em diversas entidades assistenciais. Além de considerar o legado de vida dos homenageados e falar do respeito aos ancestrais. E, enalteceu o papel da vereadora Márcia Pacheco, na condição de autora do projeto, que contempla a comunidade japonesa em Piracicaba.
Kawai relembrou de uma frase de Frei Augusto, ao considerar os feitos dos Capuchinhos, que fizeram tanto; no que enfatizou o legado da comunidade japonesa, em realizações sociais. Também lembrou de sua candidatura, quando aceitou o desafio, da responsabilidade grande, de representar a comunidade japonesa, que este ano completa 120 anos de amizade entre Brasil e Japão.
Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os homenageados, que receberam Diploma de Reconhecimento de Mérito em comemoração ao Dia Municipal da Comunidade Japonesa.
Masazo Saito, recebeu a homenagem ao lado de sua esposa, Maria Mieko Mori Saito, seguido por Nelson Miyata e Neusa Mitsico Takagi Miyata, Norio Ikari e Maria Keiko Ikari e, Yukiko Mayeda, acompanhada de sua filha, Lucia.
Para falar em nome dos homenageados, e do Clube Nipo Brasileiro, Norio Ikari agradeceu a honra de receber a homenagem, o que considera muito importante, no trabalho de manter a cultura dos antecedentes. E, considerou que, apesar de não termos muitos elementos, é notório a presença de várias pessoas que lutam pela tradição. E, disse que espera que sigam o exemplo de Pedro kawai e Pedro Mizutani, em manter a tradição japonesa.
O vereador Pedro Kawai voltou à tribuna de honra para prestar uma homenagem especial, no que referendou duas pessoas marcantes que nos deixaram: "Lindinha", com seu sorriso, que foi homenageada no ano passado e, que teve uma participação marcante no trabalho da comunidade. E, quanto à outra pessoa que nos deixou, Kawai foi tomado pela emoção, em falar de um verdadeiro irmão, que sempre se pautou em dizer a verdade, uma pessoa presente em todo momento, devido ao seu companheirismo e amizade e, que por ironia do destino tomaram juntos a última cerveja.
No encerramento da solenidade, o vereador Pedro Kawai convidou toda população para prestigiar os eventos que acontecem neste sábado e domingo, o dia inteiro, na praça José Bonifácio, em festejos pelo Dia Municipal da Comunidade Japonesa.
Homenageados
Masazo Saito
Nascido em Santo Antônio de Posse, em 04 de outubro de 1944, filho de Maria Hara Saito e Massay Saito. Chegou em Piracicaba no início de 1945. No ano de 1969, casou com Maria Mieko Mori Saito, com quem teve quatro filhos: Maurício (engenheiro mecânico), Denis (administrador de empresas), Danilo (administrador de empresas) e Débora (advogada) e cinco netos.
Desde 1956, trabalha no mercado municipal, no início com os pais e, em 1970, com sua esposa, abriu seu próprio negócio, trabalhando até os dias de hoje, totalizando mais de 45 anos neste comércio. Faz parte do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba, onde é coordenador do grupo da 3ª idade.
Nelson Miyata
Nascido em Piracicaba, em 10 de julho de 1958, filho de Susumi Miyata e Tomiko Teramoto Miyata. É casado com a arquiteta Carolina Takagi Miyata. Formado em Administração de Empresas pela UNIMEP, foi programador de produção das indústrias Hitachi - Divisão de ar condicionado, em São José dos Campos.
Posteriormente, veio para a Caterpillar do Brasil, ficando nesta empresa até o ano de 2001. Posteriormente, se desligou da empresa, passando a ser comerciante do ramo de alimentação, onde está até o presente. Foi por três gestões, presidente do Clube Chácara Sol Nascente, entidade que congrega familiares de descendência japonesa. Como lazer, tem como preferência o futebol, na qual é o torcedor do EC XV de Novembro de Piracicaba, sendo que foi conselheiro do clube.
Norio Ikari
Nascido em Mogi das Cruzes, em 29 de janeiro de 1951. Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, em 1975. Fez residência em cirurgia geral de urologia, no Hospital das clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no período de 1976 a 1979. Casado com Maria Keiko Ikari, desde 1978, tendo três filhas: Lia Yumi Ikari, médica, Thais Emi Ikari, fisioterapeuta e Camila Tiemi Ikari, engenheira de alimentos. E, quatro netos: Gabriel, Marina, Thomas e Rafael.
Chegou em Piracicaba no ando de 1979, para atuar como urologista nos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Clínica Amaufi. Iniciou os trabalhos se associando e fundando na ocasião o SUN: Serviço de Urologia e Nefrologia de Piracicaba. Em 1985, realizou o primeiro transplante renal intervivos em Piracicaba. Em 1995 participou do grupo de baseball de Piracicaba, inicialmente participando do time adulto local, e sem seguida assumindo a parte técnica do time de Softball Feminino de Piracicaba, participando de vários torneios regionais, estaduais e brasileiro, com vários torneios regionais, estaduais e brasileiro, com várias conquistas, sendo os mais significativos um terceiro lugar, no Campeonato Brasileiro, na categoria adulta, em agosto de 1997.
Yukiko Mayeda
Nascida em Utsunomiya, em 12 de setembro de 1932. Graduada em economia, filha de Takatomo Nishina e Yassu Nishina. Chegou ao Brasil em 06 de dezembro de 1960. Foi voluntária na instituição IKOI-NO-SONO. Morou em Santos, onde lecionou língua japonesa. Casou-se com Tsuyoshi Mayeda (in memoriam), em 1964, tendo uma filha, Lúcia. Mudou-se para Piracicaba nos anos 90, a convite do seu genro, Marcos, o qual sugeriu que fosse ao Kaikan para se acostumar com a colônia japonesa e, a incentivou voltar a lecionar.
Sendo assim, foi convidada a assumir as aulas de japonês, no Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba, ficando por muitos anos como professora e coordenadora, participando de atividades festivas através da dança, música, teatro, origami, enfim, a verdadeira cultura japonesa.
Na escola de língua japonesa de Piracicaba participou de seminários, vários concursos, como: escrita, oratória, desenho e avaliação de proficiência, obtendo excelentes resultados, devido toda dedicação e estímulo da senhora Mayeda. Muito ativa, participa das reuniões do RODIN-KAI, faz caminhada e ginástica no IAFS (Instituto de Atividades Físicas Supervisionada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário