Sem esperar do poder público, o professor de filosofia Élcio Maichacki iniciou em fevereiro de 2002 o projeto Plantador de Árvores, arborizando por conta própria o bairro Jardim Astúrias II. Atualmente, acumulando mais de duas mil árvores plantadas, receberá pelo feito a moção de aplausos 117/2015, de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB).
O projeto teve início assim que Maichacki começou a morar no bairro e percebeu a falta de arborização. “O bairro era bem elaborado, com ruas asfaltadas e largas e residências simpáticas, mas era pobre em árvores, principalmente no espaço destinado ao lazer dos moradores”, comenta o vereador.
A ação, que hoje atinge também os bairros Jardim Astúrias I e II, utiliza recursos próprios para o plantio das sementes e conta com a parceria do Viveiro Municipal e dos moradores. “Ser um plantador de árvores é um processo contínuo, que não tem prazo para acabar”, destaca o idealizador.
Graduado em história e filosofia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e especialização em Ensino de Filosofa pela Universidade Federal de São Carlos, Maichacki trabalha na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como professor de filosofia da rede pública.
Para o vereador, a melhor forma de conscientização é divulgar ações como essa, que buscam melhorar a qualidade de vida hoje e para as futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário