FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Câmara abre mostra itinerante 'Conhecendo Almeida Jr.'

Foi uma feliz coincidência a escolha do quadro “Garoto com banana”, de 1897, para ser o cartaz da XXVI Mostra Almeida Junior 2014. De olhar matreiro, como se quisesse esconder uma peraltice, o menino come o fruto que, desde a semana passada, virou ícone pop. Lá no final do Século XIX, o artista ituano (mas falecido em Piracicaba) queria demonstrar o estilo de vida simples do caipira. No contexto atual, a imagem ganha novos contornos e reforça a atualidade iconoclasta de Almeida Jr. 

Na tarde desta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Piracicaba abriu a mostra itinerante “Conhecendo Almeida Junior”, paralela ao acervo principal em exposição desde sexta-feira (2) na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. São 20 reproduções em plástico acrílico – material que facilita a locomoção das peças, já que pretende-se levá-las a escolas da rede pública e privada – onde a ênfase são os temas que tornaram Almeida Jr. famoso (vida no campo), mas também cenas religiosas e paisagens. 

“Almeida Jr. é muito reverenciado por retratar o caipira, o homem do campo, mas ele vai além apenas deste aspecto, já que suas obras envolvem o ambiente geral da vida rural”, diz Fábio Bragança, historiador da Câmara de Vereadores e Piracicaba e curador da mostra que é realizada pelo gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB). “Mas tudo tem o objetivo de enaltecer a simplicidade e refazer estigmas que, no final do Século XXI, eram muito comuns, de que o caipira era preguiçoso”, enfatiza Bragança. 

O curador da mostra aproveitou o espaço para desafiar o visitante a pensar sobre a figura do caipira. Além das 20 reproduções (19 delas com legendas e a última “livre de observações prévias”, sugere Bragança), um mural com a pergunta “Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando o assunto é caipira?” brinca com o imaginário de cada a um a respeito deste universo tão rico de observações. “Almeida Jr. combateu estereótipos, desafiou estigmas, por isso é bacana esta reflexão”, estimula. 

No caso do “Garoto com banana”, escolhido em fevereiro para ser o cartaz que envolve a mostra principal, e as duas paralelas (no dia 13, outra será aberta no Museu Prudente de Moraes), o menino pede cumplicidade ao observador enquanto degusta o “fruto proibido”. Arremessada ao campo de futebol como ofensa, o jogador come com desdém como ato natural antes de chutar a bola. De maneira distinta e distante por mais de um século, os momentos se unem em desafio à autoridade opressiva. 

A solenidade de abertura da mostra itinerante “Conhecendo Almeida Jr.” contou com a presença dos membros da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP), entre eles a presidentes Gracia Nepomuceno, entidade parceira na confecção das reproduções, que foram retiradas do catálogo “Almeida Jr., um criador de imagens”. 

“É muito importante que a Câmara de Vereadores de Piracicaba tenha este espaço de exposição, onde demonstra que a Casa de Leis é também um espaço para a cultura e o conhecimento”, observou o vereador Pedro Kawai (PSDB), realizador da mostra. A abertura contou, ainda, com a presença do vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente do Legislativo, representantes dos vereadores André Bandeira (PSDB) e Ronaldo Moschini (PPS), e do diretor de Comunicação, Carlos Eduardo Gaiad. 

SERVIÇO – Mostra itinerante “Conhecendo Almeida Jr.”. Até 30/5. Hall de exposições do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua do Rosário, 833 – Centro). Realização: Câmara de Vereadores de Piracicaba; Gabinete do Vereador Pedro Kawai; e Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP). Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário