FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Reunião solene reconhece atuação de três assistentes sociais

O vereador Pedro Kawai (PSDB) concedeu o título de Profissionais do Ano de Assistência Social a Ana Lúcia Scagnolato, Paula Bortolan Bocaiuva Forster e Maria Antônia Baldessin. Realizada na tarde desta quarta-feira (14) no salão nobre da Câmara, a solenidade fez parte da Semana Municipal do Serviço Social.

Com breves palavras, Pedro Kawai lembrou que a reunião solene não foi pensada apenas para homenagear a categoria, mas como forma de agradecer o que é feito em prol do bem estar social, físico e mental na cidade. “Respeito e admiro esta profissão. Antes eu conhecia o trabalho à distância, mas depois que assumi uma cadeira no Conselho da Criança e Adolescente e no Conselho do Idoso, aprendi e aprendo muito com os assistentes sociais.” 

Kawai direcionou seu pronunciamento a Maria Antonia Baldessin, uma das homenageadas, que morreu em 27 de agosto do ano passado. Piracicabana, ela atuou no projeto Recanto da Esperança e no Serviço de Proteção Especializado (Creas 2), além de ter feito parte do Conselho Tutelar e dos Centros de Referência de Assistência Social do São José e Novo Horizonte.

As filhas de Maria Baldessin, Gabriela e Isabela, estiveram na Câmara e receberam a homenagem. “Era mediadora, de poucas palavras e voz serena. Indispensável nas reuniões, as pessoas lhe viam como um ponto de equilíbrio. A palavra dela era sempre a última”, disse o parlamentar, ao citar o bordão “Veja bem”, pronunciado com frequência pela assistente social, que era conhecida como Mel.

A assistente social Ana Lúcia Scagnolato falou em nome das homenageadas e citou que a categoria se move por desafios diários. São os assistentes sociais que atuam na “preservação constante dos direitos humanos e justiça social”, conforme estabelece a Constituição. “É preciso coragem”, recomendou ela, que está desde 2003 na ArcelorMittal como analista de recursos humanos e na coordenação de programas sociais, culturais e desportivos da empresa. 

Para Eliete Nunes, secretária de Desenvolvimento Social, o assistente social é um garantidor de direitos. “A sociedade precisa desse profissional”, avaliou, ao recomendar que diferentes poderes e segmentos empresariais contratem e valorizem as atribuições da categoria. “O assistente social busca a garantia dos direitos dos mais vulneráveis”, disse Eliete. A pedido dela, houve um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Maria Baldessin.

A predominância do sexo feminino na categoria foi lembrada pelo vereador André Bandeira (PSDB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara. Na avaliação do parlamentar, tal fator aumenta a “sensibilidade” dos atendimentos sociais na cidade. Além dele, acompanharam a solenidade Maria Germek, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba; Leni Aparecida Pinto, da Diretoria de Ensino; Sérgio Defavari, da Secretaria de Administração; Adelize Nascimento, da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda); e Reinaldo Batista, representante do deputado Dilmo dos Santos. 

Após a solene, Paula Bortolan proferiu uma palestra no salão nobre e detalhou o modelo de gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social). Entre outras coisas, a assistente social também descreveu suas experiências como diretora da proteção social no Centro de Promoção Social de Limeira (Ceprosom) e na vice-presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente daquela cidade.

Paula considerou que a profissão está em fase de expansão e que as oportunidades são amplas aos que buscam qualificação. Segundo informou, é uma das cinco profissões mais importantes, conforme a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A palestrante citou as caraterísticas que fazem um bom gestor na área: empatia, transparência, ética, capacidade de ouvir e se colocar no lugar dos assistidos, ter postura de líder e metodologia de trabalho, manter a assertividade e a organização, saber delegar e compartilhar experiências, além de monitorar e avaliar o próprio trabalho. “Temos que ressignificar os nossos conceitos e valores ao enxergar o outro”, disse Paula. “Vamos começar por nós, pois somos importantes para a sociedade”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário