FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 13 de maio de 2014

Vereadores atuam na formação do Conselho Municipal da Juventude

Os vereadores Pedro Kawai e Madalena, ambos do PSDB, formaram uma comissão para criar o Conselho Municipal da Juventude em Piracicaba. Na tarde desta segunda-feira, 11, eles se reuniram na Sala do 2o Andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba junto com representantes da União Estadual dos Estudantes (UEE) para definir os rumos para criação do organismo voltado a políticas públicas para a faixa etária de 15 a 29 anos, cerca de um terço da população total. 

“Desde o ano passado quando por diversas razões não aconteceu a Conferência Municipal da Juventude vimos que há uma necessidade de atuação neste setor”, observou o vereador Pedro Kawai. Embora o conselho pretenda atuar em diversas frentes, o legislador defende que, neste momento, a formação profissional e as oportunidades de primeiro emprego são fundamentais entre as necessidades da juventude. “Vejo isso como ‘primordial’ na atuação do conselho”, disse. 

A vereadora Madalena se preocupa com a crescente participação dos jovens no tráfico de drogas. “Vejo que, cada vez mais cedo na vida destas pessoas, eles optam por trabalhar desta forma, o que é um verdadeiro desperdício de talento”, disse a vereadora. Ela ressaltou que a sociedade precisa criar oportunidades para que os jovens possam ter outras escolhas e lembrou ainda que a formação do conselho também representaria a reativação da Coordenadoria Municipal da Juventude, demanda já apresentada. 

A reunião contou com representantes da UEE, Robertha Prestes e Guilherme Azevedo, que também foram, na semana passada, eleitos como presidente e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). “A gente observa que os estudantes que hoje chegam à universidade não sabem do movimento estudantil porque, no Ensino Médio, não participaram dos grêmios estudantis”, disse, ao defender o estímulo a estes espaços de discussão. 

Neste momento, a comissão inicia o “chamamento” de todos os segmentos interessados em atuar no Conselho Municipal da Juventude. A intenção é ter entre os membros representantes estudantis, sindicais, religiosos, de jovens empreendedores, de etnias e movimentos de orientação sexual, entre outros. “Estamos abertos a todos interessados, já que agora estamos no período de receber as propostas e depois definir os caminhos mais objetivos da atuação do Conselho Municipal”, definiu Pedro Kawai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário