FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Profissionais de enfermagem recebem capacitação em ostomia

O vereador Pedro Kawai (PSDB) promoveu na tarde desta quinta- feira (22), no salão nobre da Câmara, uma capacitação para profissionais de enfermagem sobre a ostomia. O evento foi realizado em parceria com a Coloplast do Brasil, o gabinete do parlamentar e a Associação Piracicabana dos Ostomizados.

A ostomia (ou estomia) é uma cirurgia que abre uma passagem no abdome, chamada ostoma, para a saída de fezes e urina. É realizada em pessoas com perfuração no abdome, como ferimentos a bala, ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga. Como o paciente não elimina normalmente as fezes e a urina, ele precisa de uma bolsa coletora dos dejetos, que fica ligada ao ostoma. Quem passa pelo procedimento é chamado de ostomizado e reconhecido como pessoa com deficiência, mesmo que não seja visível a sua limitação.

A capacitação reuniu aproximadamente 170 pessoas, entre profissionais da área da saúde pública e privada, e foi marcada pela troca de informações e experiências. Na ocasião, a assessora técnica regional da Ostomy Care da Coloplast do Brasil, Carmem Mariana Ferreira, apresentou os tipos de ostomia, além de técnicas de cirurgia e procedimentos em relação às necessidades de cada paciente. Ela instruiu sobre direitos e deveres de cada um e como deve ser feito o atendimento desse público em casos emergenciais e no cotidiano.

Mariana também enfatizou a importância do profissional de saúde - que muitas vezes está mais próximo de cada paciente - em incentivá-los e apoiá-los a não desistir de seus planos e objetivos por causa da nova fase.

Rosimeire Lucas, enfermeira da UTI de adultos do Hospital Unimed, se disse encantada com a oportunidade. “Achei excelente, o tema foi muito bem abordado e exposto. Foi uma reciclagem bem elaborada, que não ficou somente na apresentação dos produtos e equipamentos, e visou o ser humano com as suas limitações e o que realmente se passa.”

Já Rafaela Mossarelli, enfermeira do PSF (Programa Saúde da Família) Mário Dedini, disse que na unidade a realidade não é muito vivenciada com frequência. “É importante conhecermos os produtos, os procedimentos e, em especial o atendimento e o cuidado de assistência ao paciente, que é o principal papel do enfermeiro.”

Há oito meses houve a criação da Associação Piracicabana dos Ostomizados, tendo como presidente Ademir Barbosa, que citou a importância da capacitação e as conquistas realizadas até o momento. “O mais importante é que estamos disseminando o conhecimento, muitos não sabem ainda o que é a ostomia, nem em hospitais. Quando fui operado vivi e senti a necessidade de outras pessoas terem a devida segurança e acompanhamento especializado no atendimento e no pós-operatório. Já conseguimos diversas conquistas junto aos legisladores, como as carteirinhas de identificação confeccionadas na Prefeitura e a adequação dos sanitários.”

Pedro Kawai salientou que as pessoas, de uma maneira geral, buscam a qualidade de vida em diversos segmentos, porém em relação à saúde é fundamental que exista uma articulação entre profissionais e as pessoas ostomizadas. Além disso, lembrou que esta capacitação é uma sequência do trabalho que vem desenvolvendo na cidade, para que as pessoas com essa limitação sejam incluídas e obtenham, além da qualidade de vida, mobilidade e segurança.

“As pessoas, muitas vezes, são pegas de surpresa. Sem informação, sem preparo, sem conhecimento com as dificuldades que irá enfrentar. A nossa proposta é que elas sejam orientadas e atendidas com dignidade no setor público e privado e que todos os profissionais estejam aptos a lidar com os procedimentos e com situações de emergência”, declarou o parlamentar.

O desconforto e o constrangimento foram sensações vividas por Ivan Cesário de Sousa, que foi ostomizado há dois anos devido a um câncer na bexiga. Ele lembrou que, na época, os profissionais eram despreparados para o atendimento. “As pessoas não tinham conhecimento algum, foi muito difícil no início a fase de adaptação e convivência com algo inesperado, já que você não era informado dos procedimentos. Hoje percebo que as mudanças vem acontecendo e fico muito feliz. Essa capacitação é uma prova disso.”

O evento também foi prestigiado pelo presidente da Associação Ilumina, Rodrigo Dias dos Reis, e pela enfermeira Adriana Abreu, que representou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário