FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 26 de março de 2015

Conselho lança livro com biografias de personalidades negras





O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir) lançou na tarde desta quarta-feira (25), em solenidade no anfiteatro da Prefeitura Municipal, o livro Consciência Negra em Movimento, organizado por Adilson Araújo de Abreu, que reúne biografias de personalidades negras da cidade, do Brasil e do mundo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PSC) e o primeiro secretário, Pedro Kawai (PSDB). 

A obra é uma coletânea com biografias de figuras importantes da comunidade negra, envolvendo tanto personalidades locais, como o vereador João Manoel dos Santos (PTB), a vereadora Madalena (PSDB) e a atleta Fátima Adão, entre outros, quanto referências nacionais, como o grupo Racionais e rapper Rappin’ Hood, além de figuras com abrangência internacional, como Albert Lutuli, ex-presidente do Congresso Nacional Africano e ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 1960. O livro é uma realização do Conepir, com o financiamento da empresa OJI Papéis, com sede em Piracicaba. 

Durante a solenidade, foi destacada a necessidade da organização do movimento negro em Piracicaba na busca por direitos e igualdade racial. “Este livro é mais uma conquista que vocês colocam neste percurso de lutas”, disse o prefeito Gabriel Ferrato. Ele defendeu que a busca pela diminuição das desigualdades e em prol da justiça é algo que permeia o governo em todas as ações. “Defender a população mais necessitada, e que mais depende do poder público, é o que buscamos”, acrescentou. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB), ressaltou o trabalho do autor do livro, “que sempre atuou muito na difusão da história da comunidade negra”. Kawai também destacou a importância de perpetuar a memória “de uma parte significativa da nossa história”. Também participaram da solenidade os vereadores João Manoel dos Santos (PTB), Pedro Cruz (PSDB), Madalena (PSDB) e Paulo Camolesi (PV). 

Representando a Coordenadoria de Políticas da Comunidade Negra e Indígena, da Secretaria de Estado da Justia, Vânia Soares destacou a atuação do Conepir, “sem dúvida o mais ativo e importante conselho de todo o Estado de São Paulo”, disse. “Não podemos deixar de salientar a participação decisiva de um conselho que atua constantemente e incansavelmente na defesa da comunidade negra”, destacou. 

O autor do livro, Adilson Araújo de Abreu, lembrou que “um povo sem memória, é um povo sem história, e um povo que não conhece a própria história, não tem futuro”. Ele defendeu outras demandas da comunidade negra, como o resgate da dignidade das comunidades de terreiros. “Para sermos um País com igualdade racial, precisamos ser um País que defende a liberdade de culto”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário