FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 19 de março de 2015

Curso de capacitação envolve 150 professores da rede municipal



A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (18) curso interdisciplinar de formação continuada para cerca de 150 professores do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental 1 da rede pública. A aula inaugural ocorreu no auditório da pasta e contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), da secretária Angela Correa e do vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

“Com este curso, a Prefeitura fecha um ciclo de investimentos na Educação”, disse o vereador Pedro Kawai. “Depois de você construir as escolas e equipá-las com bons materiais de educação, você precisa de bons educadores, e este curso entra com esta função, de melhorar o capital humano da rede municipal de ensino”, disse. Kawai aproveitou a oportunidade para destacar a preocupação do prefeito que, com este curso, “cumpre o que foi apresentado no plano de governo”. 

Foram investidos R$ 200 mil para a realização deste curso, que integra projeto de extensão do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Serão apresentados 18 módulos, em dois anos, divididos em diversos temas, como Astronomia, Matemática, Biologia, Geografia, História, entre outras disciplinas, com o objetivo de munir o docente com conhecimento.

“Vivemos em uma sociedade muito dinâmica, cheia de mudanças, e o educador precisa estar atento às alterações que ocorrem no conhecimento das inúmeras disciplinas sobre as quais leciona”, disse Terezinha Fenguerut, assessora pedagógica da secretária Ângela Correa. 

Durante a aula inaugural, na sede da Secretaria de Educação, a secretária municipal agradeceu o apoio do prefeito, “sem o qual seria impossível levar adiante um projeto tão importante e de tamanha abrangência”, disse. De acordo com a pasta, praticamente todas as unidades da rede municipal estarão representadas com ao menos um educador durante o curso. “Temos a certeza que será um programa de alta qualidade, contribuindo na formação do professor”, disse Ângela. 

Desenvolvido pela Apoio Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI/UFSCar), o curso é voltado apenas aos docentes do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental 1 por ser o último período que os estudantes estão na rede municipal. A partir daí, eles seguem ao Fundamental 2, já na rede estadual. Além das aulas teóricas, o cronograma inclui ainda visitas educativas e exige, do profissional, o compromisso de assiduidade. 

“A maior discussão que existe no País é a melhoria da qualidade de ensino, não existe outro caminho ao Brasil, a não ser enfatizar na melhoria da educação”, disse o prefeito Gabriel Ferrato. “Com este curso, estamos dando mais um passo na busca por esta qualificação do educador, que é o principal agente deste processo que, em Piracicaba, tratamos como prioridade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário