FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 12 de março de 2015

Kawai discute plano científico-tecnológico para os próximos 10 anos





Presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (12), da segunda reunião para a discussão do plano estratégico para o desenvolvimento científico e tecnológico de Piracicaba nos próximos dez anos.

Kawai, que é o primeiro secretário da Mesa Diretora, representou o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC), no encontro, que ocorreu na sede do Sebrae, na avenida Rui Barbosa, na Vila Rezende. Participaram da reunião 17 pessoas ligadas a instituições com atuação em pesquisa, educação ou negócios e à administração pública, como Lauro Pinotti, presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).

O debate em torno do plano é liderado pelo CMCT (Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia), que conta com a parceria do Sebrae e o apoio da Câmara e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Kawai parabenizou a iniciativa e falou da contribuição que o Poder Legislativo pode dar à discussão do tema.

"Sabemos a importância do planejamento, de ter metas e diretrizes para poder caminhar. Só obteremos uma melhora se nos organizarmos, e a Câmara está à disposição para isso. Quero participar para colaborar. Não adianta trabalhar individualmente; precisamos criar uma rede para crescermos cada vez mais", salientou o vereador.

Após o primeiro encontro, em dezembro, traçar um diagnóstico das vocações de Piracicaba que podem ser mais bem exploradas nos próximos dez anos, a reunião desta quinta-feira aprofundou a discussão, com o acréscimo de sugestões vindas dos grupos de trabalho ––Kawai integrou um deles.

O próximo passo, segundo o presidente do CMTC, Carlos Alberto Rodrigues, será a elaboração de uma carta de intenções. "Este é um movimento colaborativo entre as instituições públicas e privadas de Piracicaba visando estabelecer diretrizes para a ciência, a tecnologia e a inovação para o período de 2015 a 2025. A partir disso, elaboraremos uma carta de intenções para apresentá-la ao prefeito, com sugestões para o desenvolvimento da cidade", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário