FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quinta-feira, 19 de março de 2015

Kawai prestigia pré-lançamento do livro de Cecílio Elias Netto



Amigos e colegas de profissão acompanharam a apresentação para a imprensa do novo livro do jornalista e historiador Cecílio Elias Netto, "Piracicaba que Amamos Tanto", na manhã desta quinta-feira (19), no auditório da Pinacoteca Municipal. O vereador Pedro Kawai (PSDB) prestigiou o evento, que precede o lançamento oficial, marcado para as 15h da próxima terça-feira (24), na Câmara.

A obra, publicada pela B2 Comunicação, tem 212 páginas e deve chegar às livrarias da cidade ainda este mês. Trata-se do primeiro livro de uma trilogia que ainda terá "Piracicaba, Um Rio que Passou em Nossa Vida", sobre o símbolo maior da cidade, e "A Douçura da Terra", acerca da importância do município no setor sucroalcooleiro.

Fruto de um ano de pesquisas, "Piracicaba que Amamos Tanto" faz uma viagem pela história do município desde o século 19 até hoje. "Estamos numa era de globalização, que leva à fragmentação e a um retorno às raízes. E duvido que haja tantas cidades com as raízes que Piracicaba tem", destacou Cecílio, ao dizer que seu livro é uma "declaração de amor" à cidade.

"Piracicaba tem uma história esquecida: fomos a cidade da primeira indústria do Estado de São Paulo, da primeira locomotiva produzida nacionalmente, a segunda a ter telefone, a segunda a ter iluminação elétrica, a pioneira em encanamento de água e a primeira em inovar a educação. É a "Florença brasileira": a partir de Piracicaba houve um "renascimento", por causa de nossos intelectuais, músicos, escritores e cantores", completou.

Como ressaltou Cecílio, que possui vasto banco de dados sobre a evolução da cidade, um dos intuitos de "Piracicaba que Amamos Tanto" é despertar nos mais jovens o interesse pelas origens do município. Tanto é que escolas públicas locais e da região receberão, cada uma, pelo menos um exemplar da obra ––além disso, o jornalista fará palestras em colégios para divulgá-la.

"Um livro que conta uma história tão rica e importante como a de Piracicaba, escrito pelo Cecílio, vem ao encontro da necessidade de perpetuar a trajetória de um lugar e seu povo. Temos de mostrar aos mais jovens como foi construído o dia a dia desta cidade, como ela se tornou, por exemplo, uma fortaleza no setor sucroalcooleiro", ressaltou Kawai, para quem Cecílio é um "ícone da cultura piracicabana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário