FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 31 de maio de 2016

Guarda Civil Municipal ganha novo prédio, denominado por Kawai

"Cada prédio aqui tem a mão dele", resumiu o capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil Municipal, ao falar de João Miguel Arvaje, que morreu em 22 de agosto de 2014, aos 50 anos. Tido como um "faz-tudo", Arvaje havia iniciado a trajetória como agente em 1990 e era responsável pela manutenção da sede da corporação, no bairro Verde.

Por essa razão, o prédio que passará a abrigar a academia e o arquivo da GCM receberá o nome de "João Miguel Arvaje", numa iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de lei 92/2016, aprovado pela Câmara. A inauguração do espaço aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), em cerimônia com a presença de várias autoridades.

"É uma forma de perpetuar a história de Arvaje, que trabalhou na manutenção dos prédios da Guarda Civil Municipal. Ele marcou por seu carisma e profissionalismo", enalteceu Kawai. Presente à solenidade, Antonio, pai do ex-agente, agradeceu, em meio a lágrimas, a homenagem dedicada ao filho.

A entrega do novo prédio coincide com o aniversário de 113 anos da corporação, celebrado nesta segunda-feira. O espaço, de dois andares, receberá, no piso superior, o arquivo histórico da corporação e, no térreo, equipamentos de musculação ––ainda em fase de licitação–– para ajudar no condicionamento físico dos agentes.

"Foram R$ 312 mil aplicados pela Prefeitura nessa construção", ressaltou Silas Romualdo, que também comemorou o fato de o quadro funcional da GCM ganhar 50 novos integrantes a partir de maio. Para o prefeito Gabriel Ferrato (PSB), o investimento na corporação reflete a admiração que a sociedade local tem por ela.

"A Guarda Civil Municipal é motivo de orgulho para todos os piracicabanos: trabalha de forma séria e merece o reconhecimento da população. A maioria das pessoas, quando liga em razão de uma ocorrência, é imediatamente atendida. Essa tem sido a marca da Guarda", disse Ferrato, que atribuiu à atuação conjunta da GCM com a Polícia Militar o número reduzido de casos de violência registrados na cidade em comparação a outros municípios do Estado.

Kawai disse que a Guarda Civil Municipal é "referência para o cidadão piracicabano". "Atua com dedicação e amor à cidade, em defesa do patrimônio público. Que possamos por mais 113 anos contar com a presteza de vocês", afirmou o vereador, para quem a academia interna vai gerar ganhos "no trabalho de rua e na qualidade de vida" dos agentes.

O parlamentar aproveitou a cerimônia que marcou a inauguração do novo prédio e os 113 anos de existência da corporação para também homenagear, com voto de congratulações, o Pelotão Escolar, em virtude do programa "Guarda Civil: Educação é Prevenção", liderado pelo subinspetor Narzi Alves Novaes, chefe do grupamento.

O curso, criado em 2012 e ministrado por agentes da própria GCM, visa conscientizar estudantes do ensino fundamental de escolas públicas sobre temas como os males causados por drogas e bebidas alcoólicas, bullying e gravidez indesejada. Todos os alunos recebem orientações e uma cartilha com exercícios.

Kawai exaltou a proposta do programa, por atuar na prevenção e ir ao encontro das necessidades dos jovens nessa fase da vida. "É um dos trabalhos mais importantes que a Guarda Civil Municipal faz. Acompanho de perto e tenho orgulho de divulgá-lo nas escolas", concluiu o parlamentar.

Além de Kawai, prestigiaram a cerimônia os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Pedro Cruz (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário