FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 31 de maio de 2016

Kawai participa de assinatura de contrato entre Prefeitura e Oxitec

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na tarde desta terça-feira (31) da assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Oxitec do Brasil para expansão do projeto "Aedes aegypti do Bem" na região central de Piracicaba. Um ano após o início da liberação dos mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados como teste para combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya, a empresa amplia o projeto.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, antes da liberação dos mosquitos no Cecap, foram registrados 133 casos de dengue na região. Já no período posterior à soltura do "Aedes do bem", em julho do ano passado até maio de 2016, foram sete registros da doença na mesma área. A redução no número de infectados, segundo os dados da Saúde, foi de 94%.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, o Aedes transgênico é uma estratégia fundamental no combate à dengue, zika e chikungunya. “Piracicaba está investindo na expansão de uma solução que já mostrou ser capaz de controlar um grave problema de saúde pública. E o melhor é que estamos fazendo isso com uma tecnologia inovadora, limpa, amiga do ambiente e sustentável”, afirmou.

Nos próximos dias, funcionários da Oxitec e a Prefeitura vão começar um trabalho de orientação e esclarecimento de dúvidas da população da área central sobre os mosquitos transgênicos.

O São Judas, com cerca de 3,6 mil moradores, será o primeiro a receber os insetos modificados. Também serão soltos em outros dez bairros Centro, Cidade Alta, Cidade Jardim, Clube de Campo, Jardim Monumento, Nhô Quim, Nova Piracicaba, Parque da Rua do Porto, São Dimas e Vila Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário