FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 11 de março de 2016

Kawai participa de lançamento do projeto ABC do Dó Ré Mi

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na manhã desta sexta-feira (11) do lançamento oficial do projeto ABC do Dó Ré Mi, que começa a ser apresentado pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com realização da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. 

Além de Kawai, que representou o Poder Legislativo, estiveram no evento o prefeito Gabriel Ferrato, a secretária da Educação Ângela Jorge Corrêa, o maestro Jamil Maluf e a diretora do Teatro Erotides de Campos Heloisa Guerrini. O objetivo é desvendar o mundo da música erudita para os mais de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino. O ABC do Dó Ré Mi proporciona às crianças o contato com a música de concerto. Serão 16 apresentações até novembro.

A concepção do projeto é do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, que levou a proposta à secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa e o prefeito Gabriel Ferrato. “O projeto tem fundamental importância para a inserção da Orquestra na comunidade em que atua. Com esse gesto, a OSP demonstra preocupação com o desenvolvimento cultural dos alunos da rede municipal”, diz Jamil Maluf.

O roteiro costura música e teatro, por meio de diálogo cômico entre o maestro e o ator Romualdo Sarcedo, que há mais de 20 anos atua com crianças. Juntos, eles guiam a plateia pelo maravilhoso mundo dos sons, sempre ilustrado pela música executada pelos instrumentistas. Ao servir de ponte entre o público e a orquestra, o ator faz questionamentos sobre o papel do maestro, os gestos da regência e a sonoridade acústica.

A parceria entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação é fruto de convênio celebrado após a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto de lei 316/2015, e da promulgação da lei 8.365/2015, pelo prefeito. Além da execução de obras consagradas, os músicos fazem uma aula introdutória sobre todas as famílias dos instrumentos, suas funções, elementos e características. Instrumentos de brinquedos são incorporados à cena, tornando ainda mais divertida a intervenção.

Para Kawai, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores de Piracicaba, esse é um grande projeto que incentiva e desperta o interesse das crianças para a música de qualidade. “A formação de plateia é fundamental para o fortalecimento da cultura, principalmente da música erudita”, afirmou parlamentar.

A primeira sessão do ABC do Dó Ré Mi, às 9h, recebeu 377 estudantes da Escola Antônia Jesuína Camillo Pipa, do bairro Santa Rosa, e da Escola Professor Taufic Dumit, do Parque Nossa Senhora das Graças. O elenco é composto por 18 instrumentistas, profissionais e estagiários, divididos em sete cordas, quatro mateiras, quatro metais, um tímpano, uma percussão e um piano. Segundo Jamil Maluf, além do aspecto didático, o projeto descentraliza a vida musical de qualidade dos grandes centros para o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário