FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 11 de março de 2016

Ostomizados e incontinentes não recebem materiais, alega Kawai

O Programa de Ostomia e Incontinentes de Piracicaba não recebe, desde outubro de 2015, da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Ambulatório Regional de Especialidades (ARE), de Limeira (SP), materiais suficientes para atender aos pacientes ostomizados e incontinentes. 

A informação foi dada na moção de apelo 49/2016, do vereador Pedro Kawai (PSDB), destinada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), e aprovada pela Câmara na 10ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (7).

“Segundo informações do ARE, existem dificuldades para liberação de compra dos insumos, mas, para pacientes ostomizados foram enviados outros modelos para que não fique sem o equipamento”, alegou Kawai.

“Já no caso dos incontinentes não há como ser substituídos, obrigando muitos pacientes a reutilizar os insumos, correndo risco de infecções generalizadas ou arcarem com os custos dos equipamentos”, ressaltou. Na semana passada, o parlamentar visitou a sede do Departamento Regional de Saúde e ouviu da diretora do local que a situação ocorre desde o ano passado.

O parlamentar também se mostrou insatisfeito com o valor das bolsas coletoras aos pacientes com as deficiências. “O valor chega a R$ 500 por mês, e em alguns casos, os gastos podem chegar a R$ 800, dependendo do tipo e qualidade do produto”.

Ainda conforme o vereador existe uma padronização do quantitativo de dispensa, definida pela Pasta Estadual, que destina 120 unidades por mês aos pacientes de incontinência. Quantidade não adequada para a maioria dos pacientes, segundo o vereador. “O ideal seria que esse quantitativo fique a cargo do responsável e pelo médico responsável do paciente”, sugere.

A moção de apelo será copiada e entregue ao secretário estadual de Saúde, David Ewerson Uip, e à Comissão Permanente de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do presidente, o deputado Celso Giglio (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário