FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Câmara comemora o Dia Municipal do Taekwondo

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), com base no decreto legislativo 02/2014, e lei municipal 7.781, de 27 de novembro de 2013, em parceria com a Dojan Nippon e a Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) promoveu na manhã do último sábado (6) a reunião solene que marca o pioneirismo de Piracicaba na comemoração da 1ª Semana e Dia Municipal do Taekwondo, a ser comemorado anualmente no dia 04, em atividades que acontecem de 1 a 7 de setembro. Na oportunidade, foram homenageados 10 atletas, entre professores e alunos. Além de organizadores, que receberam o Diploma de Reconhecimento de Mérito do Poder Legislativo.

A solenidade transcorreu-se nas dependências do Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon Fitness & Martials, localizado no bairro Castelinho, no cruzamento da avenida Morgado de Matheus, com a rua Dr. Otávio Martins de Toledo. O evento será divulgado pela TV Câmara, canal 08 da Net, Canal 60,1 UHF e pela rede mundial de computadores, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na abertura da solenidade, o autor da lei municipal e, decreto legislativo que reverencia os esportistas e, que também representou o Poder Legislativo, o vereador Pedro Kawai destacou a importância de Piracicaba realizar, pela primeira vez, uma solenidade voltada ao reconhecimento da modalidade de taekwondo, que muito dignifica as artes marciais.

Em seu discurso oficial, Pedro Kawai falou do resgate de um sonho, que teve quando atuava junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, em desenvolver um projeto que pudesse discutir o problema das drogas, que tanto aflige a sociedade, sendo que o incentivo ao esporte e à cultura foram os melhores caminhos apontados para discutir a prevenção. “Podemos sim sonhar com uma sociedade melhor. Estamos fazendo a nossa parte”, concluiu o parlamentar ao cumprimentar os homenageados.

O secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Jhonny, representou o prefeito municipal, Gabriel Ferrato (PSDB). E, considerou a satisfação e prazer de participar de uma solenidade que contempla a união de esforços de atletas, no estabelecimento de parcerias que elevam o nome de Piracicaba no cenário nacional e internacional.

O coordenador técnico da Associação de Taekwondo de Piracicaba, Frederico Mitooka falou da alegria e felicidade em participar de uma solenidade que marca o pioneirismo de Piracicaba em evidenciar uma arte que não apenas forma atletas e, sim cidadãos voltados ao social e, em ensinamentos que carregam para a vida toda.

Leidiane Aguilar, em nome dos homenageados, registrou a felicidade de fazer parte de uma equipe que muito enobrece a cidade de Piracicaba. Também ressaltou sua trajetória de luta na modalidade esportiva, quando passou de aluna a professora. “Meu muito obrigado a todos”, disse em nome dos demais.

A professora e integrante da seleção brasileira, participante de turnê internacional, ao disputar a 2ª etapa do Grand Prix de Taekwondo, no Cazaquistão, no final do mês de agosto deste ano, a carioca, de Nova Iguaçú, em Piracicaba há seis anos, Hellorayne Paiva, que recebeu a homenagem em nome de Guilherme Felix enfatizou a importância do reconhecimento público em função do trabalho realizado pela equipe piracicabana. O vereador Pedro Cruz (PSDB) enviou justificativa de ausência, bem como a secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese.

HOMENAGEADOS

Leidiane Aguilar (professora destaque), Guilherme Felix (atleta destaque), Débora Nunes (destaque olímpico), Carlos Alberto Martins (destaque marcial adulto), Anna Luiza Ortega (destaque marcial juvenil), Henrique Ken Mochizuki (destaque infanto/juvenil), Marcelo Correia de Queiroz Telles (destaque marcial infantil), José Geraldo Richter Silva (destaque no projeto social), João Francisco de Godoy (destaque dirigente esportivo), Grupo Café Real - Airton, Leandro e Leonardo Veloso (destaque amigo do esportista).

HISTÓRICO - Atualmente, o taekwondo é uma das modalidades que trazem maiores resultados para Piracicaba, nos principais eventos oficiais da categoria, assim como nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Durante os nove anos representando Piracicaba nos eventos da Secretaria de Esportes do Estado, a APTKD através de seus atletas, subiu ao pódio em quase todas as edições realizadas.

Ainda assim, a equipe de alto rendimento da cidade sempre está presente nos principais eventos do mundo levando o nome da cidade junto com seus atletas. Foi com atletas de Piracicaba, que o Brasil conquistou sua primeira medalha do Taekwondo, nos Jogos Mundiais Universitários em 2003 e a primeira e única medalha de ouro na categoria feminina, nos Jogos Mundiais Militares em 2011, além de diversos outros títulos internacionais, nas quais fazem da cidade uma referência internacional.

Modalidade esportiva que está além de todos os benefícios à saúde, transmite e ensina princípios como integridade, perseverança, autocontrole, cortesia, humildade, respeito, conduta, caráter, educação, entre tantos outros princípios milenares trazidos do oriente, mais precisamente da Coréia do Sul, ajudando a formar cidadãos íntegros, vencedores e conhecedores dos seus deveres na sociedade. Isto faz dos praticantes mais do que vencedores de competições esportivas, em verdade, são campeões na difícil arte de viver.

"O exemplo desses homens e mulheres vitoriosos deve-se, portanto, ser enaltecido, como justo reconhecimento por seus feitos esportivos e marciais. Contudo, para que isso ocorra, é preciso que lhes dê ampla divulgação, especialmente, junto aos jovens que tantas vezes esmorecem diante de pequenos obstáculos. A escolha de 04 de setembro como o Dia Municipal do Taekwondo em Piracicaba e a primeira semana de setembro como a “Semana do Taekwondo” em nosso município, tem o intuito de coincidir com a data na qual é comemorada mundialmente a prática da modalidade onde temos o intuito de promover o desporto e a arte marcial entre os cidadãos piracicabanos através de eventos e clínicas nas escolas municipais da cidade", registrou o parlamentar no teor do decreto legislativo.

SERVIÇO - O Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon oferece aos alunos o que há de melhor em ensino e estrutura, com instrutores profissionais qualificados e registrados nos órgãos competentes que garantem aos alunos a certeza de estarem treinando com os melhores, na busca de seus objetivos. "Equilíbrio, potência, ação, resilência, destreza, coragem, vontade, excelência, determinação, iniciativa, coordenação, nunca desistir, condicionamento e superação", são algumas das palavras de incentivo escritas em painéis espalhados na parte interna do centro de treinamento dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário