FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura inaugura Centro de Educação Digital no bairro Jupiá

Patrono do Centro de Educação Digital do bairro Jupiá, Francisco Garcia nasceu na zona rural de Mombuca, quando ainda era distrito de Saltinho. Ao mudar-se a Piracicaba, na Paulicéia, envolveu-se na comunidade da Igreja Imaculada Coração de Maria, onde estudou no cursilho. No final da década de 1970, mudou-se com a família na comunidade que, nesta sexta-feira (26), o acolheu com uma homenagem que perpetuará seu nome ligado àquilo que defendeu até falecer em setembro de 2011: a educação. 

“Meu pai era autodidata, e, dentro das possibilidades e ferramentas que tinha, procurava se informar, aprender e, mais ainda, transmitir a quem pudesse”, conta José Francisco Garcia, um dos quatro filhos do Chico, como era carinhosamente chamado. “Temos um orgulho muito grande e uma imensa alegria por esta homenagem porque sei que, de onde estiver, meu pai estará feliz em ver crianças estudando”, acrescentou. 

A denominação foi uma iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a pedido do líder comunitário Augusto Pino. “Quando o Chico chegou nesta comunidade, não tinha praticamente nada, mas ele foi um dos pioneiros aqui”, relembra Pino. “É uma homenagem muito justa a uma pessoas que, desde que chegou ao Jupiá, lutou por melhorias nesta comunidade.”

O vereador Pedro Kawai destacou a política de Educação do município de Piracicaba, “que tem se tornado referência no Brasil, principalmente pela qualidade com que tem sido desenvolvida”, disse ele. “A gente vê que a Administração se preocupa, de fato, com as nossas crianças e tem proporcionado escolas com excelentes estruturas de ensino”, enfatizou. 

O Centro de Educação Digital Francisco Garcia está instalado em um prédio anexo à Escola Municipal Prof. Vilma Leone Dal Pogetto, no bairro Jupiá. Com 27 computadores, o espaço oferece dois laboratórios: o primeiro voltado ao acesso à internet e o segundo para a realização de diversos cursos de informática. “Mas a nossa preocupação é possibilitar o estudo para toda a comunidade, envolvendo tanto as crianças e adolescentes em idade escolar quanto os adultos que já saíram da escola”, observou a secretária municipal de Educação, Ângela Correa. 

Durante a inauguração o prefeito Gabriel Ferrato lembrou que a inauguração de centros de educação digital tem sido realizada desde o período em que ele era secretário de Educação, no governo passado, do ex-prefeito Barjas Negri. “Estamos dando continuidade a esta política, que tem dado certo, porque observamos a importância nos dias de hoje que as pessoas têm em saber mexer em um computador e ter acesso à internet.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário