FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Festa da Primavera reúne amantes da cultura japonesa


Piracicabanos e também visitantes da região aproveitaram o sábado e o domingo para prestigiar a 8ª Festa da Primavera, na Estação da Paulista. O evento foi uma realização do Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba e teve apoio do Jornal de Piracicaba e da Revista Arraso, além da prefeitura de Piracicaba. 

A chuva do sábado,  esperada pela população, acabou contribuindo para o clima da Primavera. Já o domingo foi de muito sol, calor e muita diversão para os visitantes que encontraram, na festa, comidas típicas japonesas, além de atividades da cultura nipônica. “Nosso objetivo foi mostrar nossas tradições para a população”, disse o presidente do Clube, Pedro Mizutani. 

Outra novidade desta edição foi a mudança do local onde ficou instalado o palco, para que as atrações fiquem mais próximas do público e proporcionem maior “interação”, segundo Mizutani, que também se apresentou pela primeira vez com o grupo Prata da Casa, com cantores e músicos formados por membros da Raízen, empresa da qual Mizutani é vice-presidente. “Tivemos também apresentação de Taikô (tambores) de Okinawa, que é uma região do Japão, e tem um ritmo mais alegre. Lá, inclusive eles vivem mais de 100 anos devido ao modo de vida que levam”, disse.

A programação contou ainda com apresentações de Taikô, odori (dança típica com vestimentas orientais), karaokê, demonstração de Kendô (esgrima com espadas), sumô e apresentação de um mágico ilusionista. 

O local contou também com tendas da Avistar (Associação dos Deficientes Visuais) para massagem nos visitantes; Chácara Sol Nascente e Johrey Center; Seicho No Ie; exposição de bonsais; orquídeas; e vendas de utensílios e objetos relacionados à cultura japonesa. Na área de alimentação foram disponibilizadas barracas de yakisoba, tempurá, pastel, sushi e os tradicionais doces japoneses. Toda renda arrecadada será revertida para o Clube e será utilizada em melhorias e manutenção das atividades culturais na sede social, localizada à avenida do Café, também na Paulista.

Para o vereador Pedro Kawai (PSDB) um dos organizadores do evento e integrante do Clube, o evento resgata as tradições culturais, esportivas, gastronômicas e a religiosidade da comunidade japonesa. “Nossa ideia é divulgar o que fazemos às famílias. O que percebemos é que a festa cada vez mais está se fortalecendo e pessoas da comunidade de outros locais nos procuraram para participar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário