FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Escola Catharina Casale Padovani recebe Mostra itinerante Almeida Júnior

Dando continuidade ao projeto de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Mostra Itinerante “Conhecendo Almeida Junior” está essa semana na Escola Estadual Catharina Casale Padovani, em Santa Teresinha. A exposição conta com 20 obras, a maior parte delas retratando as paisagens do campo, e "algumas voltadas à área urbana". 

De acordo com o parlamentar, a idéia é dar oportunidade às crianças de conhecer Almeida Júnior e proporcionar a arte para os estudantes. "Essa é uma iniciativa de muita importância para enriquecer a cultura dos alunos", concluiu Kawai. O vereador e o historiador realizam amanhã uma palestra ao professores sobre o autor das obras.

Desde junho, quando foi lançado o projeto, a Diretoria Regional de Ensino, Coopep, Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual Alcides Guidetti Zagatto – Jardim Esplanada, Escola Estadual Pedro Antonio de Melo – Tupi, Escola Estadual Mirandolina de Almeida Campos – Petrópolis e Escola Estadual Attilio Vidal Lafratta, no Costa Rica, receberam a Mostra. 

ALMEIDA JÚNIOR – O historiador Fábio Bragança define Almeida Júnior como o "maior artista paulista de todos os tempos. Grande parte das obras enfoca o jeito caipira de ser", explicou. Foi um pintor e desenhista do século 19. Nasceu em 8 de maio de 1850 e foi assassinado, precocemente, aos 49 anos, na área central de Piracicaba, em 13 de novembro de 1899, após manter por vários anos um romance secreto com a esposa de seu primo. 

Das obras realizadas destacam-se Caipira Picando Fumo, A Partida da Monção, Caipiras Negoceando, O Descanso do Modelo, O homem caipira, entre outras. O historiador do Legislativo concluiu que fez alguns contatos com os diretores de escolas "bastando apenas fechar as datas". 

Para agendar a exposição, a unidade escolar deverá entrar em contato com o historiador da Câmara, Fábio Bragança, pelo e-mail fabiobraganca@yahoo.com.br. Para atender toda a rede municipal e estadual, a exposição terá agenda para 2014 e para 2015. 

Todas as escolas que se interessarem poderão receber a exposição, sem quaisquer custos para as unidades escolares. A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio do gabinete do vereador Pedro Kawai, ficará responsável pela gestão da agenda de exposições, pelo transporte, montagem e desmontagem da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário