FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Olimpíada abre programação mensal voltada à Terceira Idade

A abertura da X Olimpíada da Terceira Idade, na tarde da ultima terça-feira (2), marca pelo sexto ano consecutivo o início do programa Cultura e Movimento, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias municipais. Ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, o vereador Pedro Kawai (PSDB) participou da solenidade e destacou a importância de unificar as atividades voltadas a esta fatia da população. 
“Antes cada entidade realizada ações individualizadas e, com isso, acabava criando choque de datas e eventos, mas agora existe uma grande confraternização durante o mês inteiro”, observa Kawai, que por três anos também foi coordenador do programa Cultura e Movimento. Os eventos seguem até 4 de Outubro, quando haverá o encerramento com a 4a Caminhada Entre Gerações, com concentração da Estação da Paulista.
A programação inclui espetáculo teatral, como “Numa Quarta-feira Qualquer”, que será apresentado nesta quarta-feira (3) no Lar dos Velhinhos, além de atividades como ginástica cerebral e a palestra “Saúde Mental no Envelhecimento”, agendada para terça-feira (9) na Estação da Paulista. “Todas estas atividades dão a oportunidades a estes idosos sentirem-se protagonistas e ativos”, avalia Kawai.
O vereador também destacou a importância da Olimpíada da Terceira Idade, que neste ano está com duas modalidades novas (tênis de campo e basquete adaptado). “É um momento que, além de fortalecer o bem-estar e o convívio dos idosos, influi diretamente na auto-estima”, disse. A abertura também contou com representante do vereador André Bandeira (PSDB).
A primeira-dama Selma Ferrato, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP), disse que a Olimpíada da Terceira Idade atende ao reflexo do envelhecimento da população, “que, cada vez mais, busca a saúde e o bem-estar em primeiro lugar”. Selma lembra a importância de se manter ativo mesmo depois dos 60 anos. “Quando chega esta idade, a pessoa já criou os filhos e precisa pensar nela, investindo tempo em atividades criativas e de integração”, classificou.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco de Godoy, o Johnny, afirmou que a Olimpíada da Terceira Idade estimula o idoso a “sair do ostracismo, muito comum com a chegada da aposentadoria”. Ele lembro que a Selam trabalha em duas frentes com as políticas públicas voltadas a esta população, “com programas permanentes e com eventos especiais, como a Olimpíada”, disse. “Desta maneira, a gente procura compor uma série de eventos durante o ano todo.”
X OLIMPÍADA DA TERCEIRA IDADE – Aberta oficialmente na tarde desta terça-feira (2) a X Olimpíada Municipal da Terceira Idade segue até o dia 24 de setembro. No primeiro dia, aconteceu o concurso de miss e mister da terceira idade e as atividades esportivas acontecem divididas em três semanas. Farão parte do evento o atletismo, basquete, bocha, buraco, caminhada, damas, dança de salão, dominó, malha, miss e mister, natação, quimbol, tranca, truco, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez.

VI CULTURA E MOVIMENTO

Dia 9/9 | 8h30. Ginástica Cerebral com Rita Fenalti e palestra “Saúde Mental no Envelhecimento”, com Alessandra Cerri. Local: Estação Paulista.
Dia 10/9 | 14h. Aula de Lian Gong e palestra “Saúde e Longevidade”, com Mariana Cabau Lemes e Ana Paola Negri. Local: Senac Piracicaba.
Dia 16/9 | 14h. Cinema entre Gerações: “Poeta de Sete Faces”. Local: Teatro do Engenho.
Dia 18/9 | 20h. Concerto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Local: Teatro do Engenho.
Dia 20/9 | 19h e 21h. Espetáculo “Os boêmios de Adoniran”. Local: Teatro do Engenho.
Dia 24/9 | 14h. Encerramento da X Olimpíada da Terceira Idade e Baile de Encerramento. Local:Clube de Campo de Piracicaba.
Dia 25/9 | 14h. Sarau “Um dedo de prosa, poesia e canções: Chico Buarque e Toquinho”, do Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (CLAP). Local: Teatro do Engenho.
Dia 29/9 | 8h. Resgate da Primavera Pelas Danças Circulares, com Maristela Negri Marrano e palestra “Adaptação residencial para o Idoso”, com Mariana Leone Perissinotto. Local: Estação do Idoso (Estação da Paulista). 
Dia 30/9 | 14h. Encontro de Corais. Local: Sesc Piracicaba.
Dia 1o/10 | 14h. Sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Local: Lar dos Velhinhos. 
Dia 4/10 | 8h. 4a Caminhada Entre Gerações, com saída da Estação da Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário