FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Kawai participa da solene de premiação do 41º Salão Internacional de Humor

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no ultimo sábado (23) da solenidade de premiação do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. No evento foram conhecido os melhores do humor mundial e também aberto oficialmente a mostra principal e das paralelas, no Armazém 14. 

Este ano, 576 artistas de 55 países enviaram 2.562 trabalhos para o evento. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal, nas categorias caricatura, cartum, charge, tiras/HQ e desenhos temáticos do Prêmio Indignação. O 12º Salãozinho de Humor também foi aberto no Armazém 14 A. A realização do Salão é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico). 

O público que visitar a exposição verá 122 caricaturas – incluindo sete esculturas -, 78 cartuns, 56 charges, 68 tiras/HQ e 44 desenhos do prêmio Indignação, todos trabalhos inéditos, escolhidos por um júri formado por jornalistas e cartunistas. 

A pintora Frida Khalo, o escritor Gabriel García Marquez, o presidente russo Vladimir Putin, o jogador argentino Messi e o compositor brasileiro Cartola foram algumas figuras que serviram de inspiração aos caricaturistas. 

Temas como política, liberdade, opressão, fome, relações afetivas, espionagem e a influência da tecnologia na vida das pessoas também foram abordados nas charges, cartuns e Tiras/HQs dos artistas dos 55 países. 

No dia 16, foi a vez do júri de premiação se reunir para a difícil tarefa de definir os premiados, que foram conhecidos neste sábado. O júri foi composto ainda pelo humorista Paulo Bonfá, o presidente da Adjori-SP (Associação de Jornais do Interior de São Paulo), o jornalista Carlos Balladas, o escritor e jornalista Jorge Cunha Lima, além dos cartunistas Luiz Carlos Fernandes, da colombiana Elena Ospina e do belga Luc Descheemaeker. 

PRÊMIOS - A edição 2014 do evento distribuiu um total R$ 51.500 aos vencedores de cada uma das categorias cartum, charge, caricatura e tiras/HQ, Prêmio Temático Indignação e dos prêmios Águas do Mirante, Unimed, Câmara Municipal, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto. No prêmio júri popular concorrem os artistas que ganharem menções honrosas e a votação será feita pela internet após a abertura da mostra. O melhor trabalho entre os premiados conquista o Grande Prêmio Zélio de Ouro, homenagem a um dos criadores do Salão, Zélio Alves Pinto, no valor de R$ 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário