FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pedro Kawai conhece projeto de semáforos para idoso em Curitiba

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve nesta sexta-feira (22), visitando a cidade de Curitiba-PR, para conhecer os temporizadores diferenciados em semáforos para travessia de idosos e deficientes físicos em cruzamentos de intenso fluxo.

O parlamentar foi recebido pelo diretor da Escola Pública de Trânsito, Cassiano Ferreira Novo, que apresentou o projeto e explicou o objetivo e também os benefícios do temporizador. 

Sobre o projeto o diretor explicou que foram instalados 259 novos semáforos para pedestres desde o início de 2013, onde o município implantou um projeto-piloto que dá mais tempo de semáforo para pedestres com mobilidade reduzida, através do cartão do idoso e pessoas com deficiência. Outro projeto que passa por teste é a dos semáforos específicos para ciclistas. 

Ainda na área dos semáforos de pedestres, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba realizou pesquisa de velocidade de pessoas idosas para atravessar a faixa de pedestre. Após o levantamento, o tempo de abertura do semáforo de pedestre está sendo aumentado gradativamente em todos os equipamentos da cidade – anteriormente, a velocidade média do pedestre era considerada em 1,2 metros por segundo (m/s), passando para 1m/s após a pesquisa. 

Segundo a Prefeitura, Curitiba é a capital brasileira com melhor sinalização para pedestres, usuários do transporte coletivo e ciclistas, segundo levantamento do portal Mobilize (www.mobilize.org.br), realizado entre junho e julho deste ano em 25 cidades brasileiras. 

Pedro Kawai gostou muito do projeto implantando na capital paranaense e deve se reunir com o secretário Municipal de Transito e Transportes de Piracicaba, Jorge Akira para apresentar os benefícios constatados pela cidade de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário