FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pedro Kawai prestigia documentário do XV de Piracicaba

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na noite desta terça-feira (12), prestigiando o lançamento do documentário "Nhô Quim, o Caipira Centenário", produzido pela Filó Comunicação. O filme conta história do XV de Piracicaba, desde a fundação em 1913, passando pelas glórias em campo com o futebol e a poderosa ligação cultural e de identidade com a cidade, como um todo. O lançamento aconteceu no teatro do Sesc. 

A intenção da diretora Bruna Epiphanio é inscrever o documentário para participar de festivais. Por isso, o longa não será comercializado, mas distribuído para patrocinadores e pela rede de educação. “É um filme de memória, de rever o passado, reconhecê-lo. Ou, para quem nem sabia de nada, conhecer o time alvinegro do interior paulista famoso no Brasil inteiro – disse a diretora. 

A equipe de produção do documentário juntou depoimentos de atletas que vestiram a camisa zebrada alvinegra em várias fases (como Cardeal, Vadinho, Mika, Orlando, Biluca, Mané Bortolotti e Eloy), adversários (como Dudu, que era técnico do Palmeiras em 1976, o ano em que o XV foi vice-campeão paulista ao enfrentar o Verdão na final), profissionais de rádio e televisão (Rogério Achilles e Celso Unzelte) e o escritor Cecílio Elias Netto, que também atuou como consultor. 

Um dos pontos memoráveis do documentário é o novo arranjo do hino nacional, feito por uma orquestra regida pelo maestro Marco Abreu. Também participam os músicos Saulo Ligo, Xeina Barros e Marquinhos Godoy. Ao todo, são 21 entrevistados e seis músicas compostas especialmente para o filme. O trabalho tem, ainda, fonogramas raros de Erotides de Campos e Belmácio Pousa Godinho. 

O trabalho rendeu mais de 20 horas de gravação, editadas para 80 minutos. O roteiro inclui depoimentos de torcedores que contam a emoção transmitida pelo time. Há também uma parte ficcional, encenada numa barbearia, local tradicional de "causos" e encontros ligados à história do XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário