FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Kawai participa de lançamento de livro na Paulicéia


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no ultimo sábado do lançamento do livro “Paróquia Imaculado Coração de Maria – 60 anos de vida e missão – A saga da construção da matriz da Paulicéia contada pelo Pe. João de Echevarria”, escrito pelo historiador Claudinei Pollesel.  

Com o lançamento da obra fecha-se o ciclo de homenagens ao jubileu de 60 anos de criação da Paróquia, iniciado e vivenciado durante todo o ano de 2013. Para a criação do livro o historiador utilizou-se de fonte primária inédita: o livro tombo da paróquia. Este livro escrito pelo Pe. João de Echevarria conta os primórdios da construção da matriz e o surgimento do bairro da Paulicéia.

Relata com riqueza de detalhes as dificuldades e as alegrias do Pe. João e de seu sonho quase impossível: construir na periferia mais pobre e distante da cidade um templo maior que a própria catedral! Muitos o chamavam de louco, inclusive a imprensa da época, pois o projeto era audacioso demais, mas a loucura tornou-se realidade graças ao carisma do Pe. João que contagiou não só o bairro, mas toda a cidade de Piracicaba. Juntos construíram a igreja, pouco a pouco, por vinte anos ininterruptos.

Os habitantes da Paulicéia viam no Pe. João um líder espiritual e material, um verdadeiro pai, que os amava e não tinha dúvidas ao posicionar-se ao lado de seu povo, mesmo que fosse contra interesses poderosos. Isto ficou muito claro quando as casas de prostituição foram transferidas para a Paulicéia e o Pe. João percorreu todas as instâncias para que isso fosse resolvido, indo mesmo ao Governador do Estado, colocando até mesmo sua vida em risco. Reunia nos finais de semana centenas de colaboradores em mutirões, fazia festas, venda de pastéis, rifas e todo tipo de doação foram tornando o sonho uma realidade. Quando Pe. João faleceu em 1974 a igreja estava pronta.

Tudo isto pode ser visto e acompanhado pelas páginas do livro que traz também álbum de fotos antigas e da missa de 60 anos da paróquia que contou com a presença de Dom Fernando Mason, bispo de Piracicaba e de Dom Francisco Javier Del Valle Paredes, bispo de Campo Mourão e ex-pároco da Paulicéia. Além de textos assinados pelos artistas plásticos Osvair Perón e Cássia Giovana Inácio detalhando características de suas obras de arte que compõem o interior da igreja.

Na segunda parte do livro o leitor encontrará uma entrevista inédita com o missionário xaveriano Pe. Dante Volpini, que foi pároco desta igreja entre 2000 e 2006. Pe. Dante hoje vive na Itália, seu país de origem e estará celebrando nesta mesma missa de 9 de agosto, seu jubileu de ouro sacerdotal.

O livro "Paróquia Imaculado Coração de Maria - 60 anos de vida e missão – A saga da construção da matriz da Paulicéia contada pelo Pe. João de Echevarria" está á venda na secretaria da Paróquia e nas livrarias ZAC e Nobel do centro, pelo valor de $25,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário