FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Kawai propõe moção de aplausos aos organizadores do 5º Feimep

A comissão organizadora do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba) será homenageada pela Câmara pela realização da quinta edição do evento, ocorrida entre 20 e 26 de julho. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da moção de aplausos 157/2014, aprovada na reunião ordinária de quinta-feira (6).

Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, o Feimep tem como objetivo fomentar as atividades pedagógico-musicais e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens músicos, ampliando, sobretudo, o número de práticas culturais na região, com ênfase na disseminação da música clássica.

A moção será entregue à secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese; à diretora do Teatro Municipal Erotídes de Campos, Heloísa Guerrini; ao diretor artístico e pedagógico André Micheletti; à coordenadora artística Mayumi Micheletti; ao maestro Jamil Maluf; e ao diretor do Jornal de Piracicaba e da Revista Arraso, Marcelo Batuíra Losso Pedroso, que também presidente a Associação Amigos Mahle.

Além disso, o parlamentar solicita o encaminhamento de cópias da moção ao prefeito Gabriel Ferrato e aos apoiadores do 5º Feimep: Secretária Municipal de Educação, Instituto Atlântico de Piracicaba, Senac Piracicaba, Restaurante Natural da Terra e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle (Empem).

A quinta edição do Feimep teve a participação de 234 jovens instrumentistas, provenientes de 73 cidades brasileiras e também dos Estados Unidos, Peru e Equador, que durante uma semana estudaram contrabaixo, piano, viola, violino, violoncelo, interpretação das obras de Bach para cordas e Método Dalcroze.

A programação artística foi composta por dez concertos gratuitos, realizados no Teatro Municipal Erotídes de Campos e Empem, com público estimado em 2.700 pessoas, incluindo a apresentação do Fukuda Cello Ensemble, grupo formado em 2006 pelo Instituto Fukuda, em São Paulo, e do Kyuryu Daiko, grupo de taikô piracicabano iniciado em 2009 com a missão de disseminar a cultura nipônica. 

Abertura e encerramento do festival estiveram sobre regência de Jamil Maluf, piracicabano que fundou a Orquestra Experimental de Repertório. Ele conduziu a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a Orquestra do Feimep.

A programação pedagógica foi composta por masterclasses com 15 instrumentistas profissionais, sob responsabilidade dos professores brasileiros Claudio Micheletti, André Micheletti e Jamil Maluf, ambos de Piracicaba, Alessandro Borgomanero (Goiás/GO), Alexandre Razera (São Paulo/SP), Sérgio de Oliveira (São Paulo/SP) e Iramar Rodrigues, brasileiro radicado na Suíça.

O corpo docente também foi composto por instrumentistas internacionais Jasmin Arakawa (Japão/Indiana-EUA), Nigel North (Londres/Indiana-EUA), Antal Zalai (Budapeste/Hungria), Mathias Tacke (Alemanha/Chicago), Vèronique Mathieu (Canada/EUA), Rudolf Haken (EUA), Helga Winold (Munique/EUA) e Lilit Kurdiyan (Armênia/EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário