FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Pedro Kawai visita Oratório São Mário

O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve ontem (20) visitando o Oratório São Mário, no bairro Areão. No local foi recebido pela psicóloga Bruna Gazzano e pela coordenadora pedagógica Roberta Souza. 

O parlamentar visitou as instalações da entidade que foi fundada em 08 de dezembro de 1962, com terreno doado aos salesianos pelo empresário Mário Dedini, por estar preocupado com as crianças e jovens carentes da Vila Rezende. A instituição iniciou suas ações com a finalidade de atender e acolher esta população alvo. 

Segundo informações da instituição, a unidade São Mário desenvolve projetos com objetivo de acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a transformação, inclusão social, protagonismo juvenil, exercício da cidadania, desenvolvimento de habilidades e competências e novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, segundo a pedagogia de Dom Bosco. 

Em 1994 foi aprovada a abertura de uma escola formal para atender esta mesma clientela em período integral. Passou então a existir o Colégio Salesiano Dom Bosco - São Mário, com as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, projeto este que funcionou até 2005. 

Entre 2006 e 2011 a instituição manteve seus projetos voltados à assistência social atendendo crianças, jovens e adultos. Em 2012 novamente foi aprovada a reabertura da escola formal e atualmente atendemos o Ensino Fundamental do 1º ao 6º ano no período da manhã. 

As crianças matriculadas na Escola permanecem na instituição no período da tarde participando do Provim - Projeto Vida Melhor - serviço socioeducativo para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Para adolescentes entre 15 e 16 anos oferecemos o curso de Qualificação Profissional para Auxiliar Administrativo. 

O Colégio Salesiano Dom Bosco - São Mário é uma instituição filantrópica integrante da “RESAS - Rede Salesiana de Ação Social”, que é composta por 16 obras sociais, situadas em 12 cidades do Estado de São Paulo nas regiões: São Paulo/Capital, Vale do Paraíba, região de Campinas e São Carlos. A RESAS atuado em vários segmentos sociais: creche, socioeducativo, abrigos, famílias, cursos profissionalizantes, adolescentes em conflito com a lei (semi-liberdade , liberdade assistida) e idosos. 

O atendimento do CSDB - São Mário é realizado de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069 de 13/07/90), com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei nº 8.742 de 07/12/93) e com o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo com foco prioritário na família; estabelecendo parcerias com o poder público local, empresas e conselhos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário