FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Kawai participa do I Seminário sobre Família e Desenvolvimento Infanto Juvenil

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou no último sábado (23), do I Seminário Municipal sobre Família e Desenvolvimento Infanto Juvenil, na Igreja Metodista Central, por iniciativa do Programa Família Acolhedora, realizado pela Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). 

Com palestra ministrada pelo Defensor Público do estado de São Paulo, Dr. Octávio Augustus Cordeiro, abordará as questões legais que envolvem a convivência familiar e comunitária, como um direito das crianças e adolescentes, o objetivo do evento foi discutir sobre o paradigma do papel da família no desenvolvimento infanto-juvenil e promover a captação de novas famílias em busca do rompimento com a tradição da institucionalização como alternativa única. 

O evento contou ainda com a presença da Dra. Jane Valente, referencia latino-americana de família acolhedora, além da exposição de experiências e relatos sobre do programa Sapeca de Campinas, e das duas famílias acolhedoras do nosso município testemunhando como ocorre o processo do acolhimento familiar na prática. 

O evento teve a parceria do curso de psicologia da Unimep, a Agência Escola do curso de comunicação da Unimep e com a Igreja Metodista – Catedral de Piracicaba. 

Família Acolhedora - O serviço Família Acolhedora visa proporcionar o acolhimento familiar a crianças e adolescentes que necessitem ser afastados de sua família de origem em decorrência de medida de proteção por determinação judicial (ECA, Art. 98). 

As famílias acolhedoras são constituídas por voluntários cadastrados no Serviço, para o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados do convívio com a família de origem, por esta encontrar-se provisoriamente impossibilitada de cumprir sua função de cuidado e proteção. 

Trata-se de uma modalidade que surge como alternativa à institucionalização de crianças e adolescentes. Por ter caráter provisório, os vínculos entre a criança/adolescente acolhidos e suas famílias de origem são preservados durante todo o processo, tendo em vista que o principal objetivo é a reintegração familiar. 

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente, assumindo o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário