FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro



Foi realizada na tarde deste sábado (09), conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), reunião solene em homenagem ao “Dia do Escoteiro”, onde foram homenageados os escoteiros José Guilherme Guimarães de Oliveira (GE Piracicaba 165), Leticia Sanabio Rego (GE São Mário 144) e Sarah Maria Orsi (GE Tamandaré 201). A data foi instituída através de decreto legislativo de autoria do ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PR).

Antes de fazer a leitura da Promessa Escoteira, Gimirson Moura, falou sobre a história do escotismo e como chegou ao Brasil, e em seguida fez a reafirmação da promessa.

Em seguida fez uso da palavra Paulo Campos, fundador do Grupo Tamandaré, e representante dos grupos, que falou sobre o escotismo em Piracicaba, da fundação dos primeiros grupos de escoteiros da cidade, dos que foram extintos, das dificuldades em se conseguir voluntários para o movimento, contou a história de São Jorge, das pessoas que servem de exemplo como Ayrton Senna e finalizou pedindo para que todos fizessem a palmas escoteira. 

Ao fazer uso da palavra o ex-vereador José Pedro Leite da Silva, disse que com grande satisfação que participa por mais um ano da homenagem ao Dia do Escoteiro, falou de sua admiração pelo movimento e pelo trabalho que desenvolvem com crianças e adolescentes, voltado para o respeito, ética, cidadania, formação de caráter e espírito de cooperação e caridade.

O prefeito Gabriel Ferrato, falou da importância do movimento escoteiro que dá as crianças e jovens uma formação baseada na ética formando homens de caráter, leais e honestos, da forma como se preocupam com o bem estar do próximo, da dificuldade em encontrar pessoas para realização de trabalhos voluntários e finalizou parabenizando as mães.

O vereador Pedro Kawai, disse que foi com muita honra que deu sequência à iniciativa do ex-vereador José Pedro, do trabalho realizado com os escoteiros dando a eles noções importantes de cidadania, companheirismos, amor ao próximo e ensinando coisas simples e importantes como preservar o meio ambiente.

Para falar dos homenageados fizeram uso da palavra o chefe Gimirson Moura (GE Piracicaba 165), a mestre Silvia Regina Coelho (GE São Mário 144) e Rose Spigolon (GE Tamandaré), que ressaltaram as qualidades dos homenageados, a garra e determinação e espirito de cooperativismo.

Ao final da solenidade o ex-vereador José Pedro Leite da Silva, recebeu a Medalha de Gratidão Grau Bronze, concedida a entidades ou pessoas sócias ou não da UEB, reconhecido pelos relevantes serviços prestados ao aos grupos de escoteiros de Piracicaba, entregue pelos presidentes dos grupos.

Também estiveram presentes o vereador João Manoel dos Santos (PTB); o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Barjas Negri; Paulo Ricardo Sgrigneiro, presidente do GE Piracicaba 165; Daniel Ricardo Thomé, GE São Mário 144 e Lia Scarpari, GE Tamandaré 201.



HOMENAGEADOS

José Guilherme Guimarães de Oliveira - Grupo de Escoteiros Piracicaba 165 – Ingressou no movimento escoteiro em 2011 no ramo Escoteiro, devido seu carisma, disposição e vontade, logo cativou os dirigentes do grupo, passando para Tropa Sênior.

Participou de diversos acampamentos nacionais, regionais, distritais e de grupos, entre eles, o Jamboree Nacional 2015, que contou com a participação de mais de 4.000 escoteiros de todo país e dos Estados Unidos, Chile e Portugal, realizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde superou dificuldades e enfrentou desafios em busca de seu desenvolvimento e aprendizado.

Hoje em formação dentro de seu ramo, busca conquistar o distintivo “Escoteiro da Pátria”, o mais alto grau que um jovem pode alcançar no ramo Sênior. Segundo os líderes do grupo o homenageado merece destaque e respeito, pois, nunca desistiu ou desanimou superando suas limitações e dificuldades.

Leticia Sanabio Rego – Grupo de Escoteiros São Mário 144 – Ingressou no movimento escoteiro em 2004. Atuou como membro juvenil no ramo Escoteiro Sênior e Pioneiro, no momento está se preparando para assumir o trabalho voluntário junto a direção do grupo de escoteiros São Mário, se aprimorando para ajudar na secretaria da entidade.

Vivenciando cada momento das atividades escoteira, passou boa parte de sua infância e juventude dentro do movimento, e esteve sempre focada em construir e conquistar grandes amizades.

Desde o momento em que ingressou no movimento, foi inserida na sua patrulha da tropa escoteira, através da vivencia em equipe e sua capacidade de trabalhar em grupo, conquistou o respeito e admiração de todos.

A homenageada demonstra ter o espírito escoteiro, estando sempre atenta ás necessidades do próximo, cumprindo com a lei escoteira e respeitando integralmente sua promessa escoteira.

Sarah Maria Orsi – Grupo de Escoteiros Tamandaré 201 – Iniciou suas atividades no escotismo em 2011, como lobinha e desde então vem se dedicando ao movimento escoteiro com destaque.

Durante sua trajetória, conseguiu várias especialidades, mostrando sempre sua determinação. No ramo lobinho, foi prima da matilha amarela, participou de vários acampamentos e eventos como o Rally de Lobinhos, Desfile Cívico, Show de Talentos, Olimpíadas Lobinho, Arrastão Ecológico, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário