FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Kawai participa de abertura da 27ª Mostra Almeida Junior



O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última sexta-feira, 8, da abertura oficial da 27ª Mostra Almeida Junior, organizada pela Apap (Associação Piracicabana de Artistas Plásticos), Secretaria Municipal da Ação Cultural, Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e Engenho Central. O parlamentar preside, na Câmara, a Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia.

Para a edição 2015 foram selecionadas 75 obras de 38 artistas, que podem ser vistas até 31 de maio, na Pinacoteca (rua Moraes Barros, 233, Centro). De acordo com a secretária da Ação Cultural, Rosangela Camolese, “a Mostra Almeida Jr. já é uma tradição no universo das artes plásticas em Piracicaba, que tem salões de renome, como o de Belas Artes e o de Arte Contemporânea”. A secretaria lembra, ainda, que a mostra presta uma homenagem justa a José Ferraz de Almeida Júnior, aclamado pintor que nasceu em Itu em 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba no dia 13 de novembro de 1899.

O vereador Pedro Kawai parabenizou a Apap e todos os artistas participantes por mais uma edição da mostra, que certamente enche de orgulho os artistas piracicabanos. O parlamentar também lembrou do projeto de sua iniciativa, a mostra itinerante "Conhecendo Almeida Júnior”, que continua percorrendo escolas municipais e estaduais de Piracicaba. "Esta é uma iniciativa de muita importância para enriquecer a cultura dos alunos", concluiu.

A presidente da Apap, a artista Vera Gutierrez, se disse atenta para a qualidade das obras. “As obras estão belíssimas e interessantes. O nível da exposição está excelente”, garantiu. De acordo com Vera, a mostra contempla trabalhos produzidos por membros da Apap, com aproximadamente 70 sócios ativos.

O curador Odair Demarchi também destacou a diversidade de técnicas da mostra, que conta com uma parede só de aquarelas. “Acredito que isso seja uma influência do Salão de Aquarelas, que teve sua primeira edição encerrada na Pinacoteca para dar lugar à Almeida Jr. Isso foi um estímulo para os artistas.”

No dia 14 de maio a Apap irá abrir uma mostra paralela, na Galeria do Engenho Central, com obras premiadas em edições da Almeida Jr., com visitação até o dia 31 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário